Em 20 de janeiro de 2021, o democrata Joe Biden tomou posse ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684724 Atualidades
Em 20 de janeiro de 2021, o democrata Joe Biden tomou posse como presidente dos EUA. Em semelhança à política externa do antecessor Donald Trump, Biden vê a China como um “rival estratégico” de Washington, mas planeja se contrapor a Beijing de forma distinta. A primeira e mais evidente mudança é a tentativa de retomar parcerias com a Europa, o Reino Unido e outras potências do G-20.
(Disponível em: https://areferencia.com/mundo/cinco-temas-para-ficar-de-olho-na-politica-e-na-economia-mundiais-em-2021/. Acesso em 14 jan. 2021)

A iniciativa de Joe Biden é importante para os Estados Unidos, pois o G20 possui como basilar objetivo:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário.  Sobre os objetivos do G20 buscamos a alternativa correta.
A) Este é o objetivo do fórum internacional de debate sobre mudanças climáticas conhecido na ONU pela sigla COP que significa conferência das partes e é um encontro regular, sazonal e deliberativo sobre o tema envolvendo grande quantidade de nações. 
B) Objetivos belos e defensáveis mas inviáveis do ponto de vista das complexas relações internacionais que em geral se pautam no pragmatismo imediato nas negociações entre nações. 
C) O próprio nome do grupo G20 faz referência ao critério econômico para credenciar nações a participar das discussões realizadas em seus encontros. O grupo é composto por 19 nações mais a União Europeia o que lhe confere grande importância devido a quantidade de nações representadas. O principal objetivo do grupo é fortalecer o multilateralismo nas relações econômicas munidas modelo do qual Trump se afastou em seu mandato e Biden busca reaproximar-se. 
D)  As COP da ONU e o Acordo de Paris são os fóruns deliberativos relacionados ao tema.
E) O Fundo Amazônia é um dos mecanismos de defesa contra o desmatamento da Amazônia e não possui relação direta com o G20. 

GABARITO DO PROFESSOR: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento médio de temperatura global a 2ºC, quando comparado a níveis pré-industriais. ACORDO DE PARIS

B Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos seus cidadãos, garantindo-lhes a liberdade, a segurança e a justiça, sem fronteiras internas. TRECHO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA

C Reunir regularmente as mais importantes economias industrializadas e emergentes para discutir questões-chave da economia global e promover políticas compatíveis com o comunicado aprovado na reunião de Berlim, em 2004.

D Reduzir o aquecimento global. O compromisso internacional foi aprovado em 12 de dezembro de 2015 e entrou em vigor oficialmente no dia 4 de novembro de 2016. ACORDO DE PARIS

E Captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Também apoia o desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais. FUNDO AMAZÔNIA.

O G20 tem como objetivo principal coordenar políticas econômicas entre seus membros a fim de alcançar a estabilidade econômica global. Além disso, promovem o crescimento sustentável, constroem meios que evitem crises econômicas e buscam modernizar a economia mundial.

O G-20 é o principal fórum que discute aspectos da governança econômica mundial capaz de influenciar a agenda internacional. Os seus participantes que promovem debates sobre os principais problemas globais são:

Países desenvolvidos: Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Países emergentes: África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.

O Grupo conta com a participação de Chefes de Estado, Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais de 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo