Uma relação de Banco de Dados está na primeira forma normal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q112607 Banco de Dados
Uma relação de Banco de Dados está na primeira forma normal se todos os seus atributos são monovalorados e atômicos. Quando se encontram um atributo multivalorado, deve-se criar um novo atributo que individualize a informação que está multivalorada. O exemplo que apresenta a primeira forma normal é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - PESSOA = {CPF, nome, sobrenome}.

A questão aborda o conceito da Primeira Forma Normal (1NF) no contexto de banco de dados relacionais. Para que uma relação (tabela) esteja na 1NF, é necessário que todos os atributos (colunas) contenham valores que sejam monovalorados e atômicos, ou seja, cada campo deve conter um único valor e este valor não pode ser dividido em partes menores que têm significado próprio no contexto daquela relação.

Os conhecimentos necessários para resolver a questão envolvem a compreensão de conceitos básicos de banco de dados, em específico o entendimento de formas normais e o objetivo de cada uma delas para a normalização de dados.

Vamos justificar por que a alternativa C está correta:

  • CPF: atributo monovalorado e atômico que armazena um único valor para cada indivíduo.
  • Nome: atributo monovalorado e atômico que contém o nome de um indivíduo, não sendo dividido em partes menores com significado independente dentro do atributo.
  • Sobrenome: também um atributo monovalorado e atômico, seguindo a mesma lógica do nome.

Em contrapartida, as outras alternativas contêm problemas que as excluem de estarem na 1NF:

  • Alternativa A: Incompleta e potencialmente contém um atributo multivalorado (materia).
  • Alternativa B: A data da prova poderia indicar múltiplas datas para uma mesma matéria, sugerindo um potencial atributo multivalorado.
  • Alternativa D: A matéria e número da prova podem implicar em uma combinação de valores que representam múltiplos conjuntos de notas para diferentes provas, indicando a presença de atributos multivalorados.

Portanto, a alternativa C é a única que apresenta uma estrutura de atributos sem qualquer indício de multivalorados ou não atomicidade, o que a coloca corretamente dentro dos requisitos para a Primeira Forma Normal.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acho que ele considerou data-da-prova como um atributo composto, algo como { dia , mes, ano}, então eliminamos as alternativas A e B.

A alternativa C apresenta a separação dos campos nome em dois, então ele considera o nome um atributo composto.

A alternativa D me pareceu confusa, eu não sei porque não está na primeira forma normal já que idade, materia, número-prova e nota não parecem ser atributos compostos. A não se que ele tenha considerado, já que é um boletim, {numero-prova, nota} como um grupo de repetição.
Eita questãozinha mal formulada...

Eu até acertei mas tive que fazer divesas inferências...
Vejamos:

Item a) Não está na 1FN pois uma prova tem diversas notas, uma para cada aluno que a faz, logo o campo "nota" está multivalorado;

Item b) Não está na 1FN pois uma matéria pode ter diversas provas (uma por mês, por bimestre, ou o que o professor decidir), logo o campo "data-da-prova" está multivalorado;

Item c) É o único que não é possível ter campo multivalorado dos demais itens. uma pessoa tem apenas um CPF, apenas um nome e apenas um sobrenome, considerando. Ex:  "João da Silva Santos" tem apenas um sobrenome: "da Silva Santos". João não tem mais de um sobrenome. Aqui você considera como sobrenome tudo aquilo que não é o nome principal.

Item d) Não está na 1FN pois um boletim exibe as notas de todas as matérias cursadas de um aluno, logo os campos "matéria", "numero-prova" e "nota" são multivalorados.

Tristeza é ter que pensar nisso tudo na hora da prova... Com toda aquela pressão :-(

Colegas dos comentários abaixo, a abordagem de vocês não é a melhor para entender a questão, pense assim:

A) PROVA = {codigo-materia, , data-da-prova, nota} . --> codigo-materia não é um "sub atributo" do "atributo multivalorado" PROVA.

B) MATERIA = {codigo-materia, nome-materia, data-da-prova} --> data-da-prova não é um "sub atributo" do "atributo multivalorado" MATERIA.

D) BOLETIM = {idade, materia, numero-prova, nota}. --> idade não é um "sub atributo" do "atributo multivalorado" BOLETIM.

Estamos falando em "quebrar" um atributo divisível em vários outros, e não em criar uma tabela com relacionamento que exija um atributo que seja chave estrangeira.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo