“Intitulado A Educação como Problema Social, o artigo é um ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044850 Português
A questão deve ser respondida a partir do Texto.

    A educação no Brasil precisa ser vista como um problema social, a fim de que as suas deficiências educacionais sejam enfrentadas através de técnicas sociais adequadas. Sem isso, a sociedade sofre as consequências negativas de um ensino insatisfatório, sem ter para combatê-lo o necessário comportamento coletivo organizado. “Não existe um mínimo de consenso, sequer, no reconhecimento das necessidades educacionais prementes e na escolha das soluções que elas parecem impor de forma inevitável.”

    Esse é o teor de um artigo do sociólogo e professor da USP Florestan Fernandes (1920-1995) publicado em 1960 na revista Comentário, do Rio de Janeiro. Intitulado A Educação como Problema Social, o artigo é um exemplo da atualidade do pensamento de Florestan sobre um dos temas a que ele mais se dedicou – a educação.

    No artigo escrito há seis décadas, Florestan expõe problemas ainda presentes na educação brasileira. Um deles se refere ao “alheamento” a que os professores foram relegados no País. “O mestre-escola (professor de instrução primária) e o professor constituem a verdadeira mola-mestra de qualquer sistema de ensino. Por maiores que sejam os progressos alcançados nas esferas da teoria da educação e da reforma educacional, tudo não passará de letra morta se os resultados não se evidenciarem no campo do trabalho do mestre-escola e do professor”, defende o sociólogo. Apesar de sua importância fundamental, continua Florestan, os professores foram convertidos numa espécie de “formiga-operária”, da qual se espera apenas uma produção estereotipada, obtida por vias rotineiras. “Enquanto perdurar essa situação, será impossível imprimir novos rumos à educação brasileira. Haverá sempre um abismo intransponível entre os objetivos educacionais, definidos pela teoria pedagógica posta em prática através das reformas do ensino, e os processos pedagógicos reais.” 
“Intitulado A Educação como Problema Social, o artigo é um exemplo da atualidade do pensamento de Florestan sobre um dos temas a que ele mais se dedicou – a educação.”
Esse segmento do Texto significa que Florestan Fernandes
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra C

“Intitulado A Educação como Problema Social, o artigo é um exemplo da atualidade do pensamento de Florestan sobre um dos temas a que ele mais se dedicou – a educação.”

Esse segmento do Texto significa que Florestan Fernandes.

O uso das expressão "exemplo da atualidade", mostra que é uma pertinência atual. E quando diz: "sobre um dos temas a que ele mais se dedicou" mostra que o autor no passado já falava sobre isso.

Quanto a letra D, no seguemento destacado não diz que a educação foi por ele identificada como um problema social, fala simplesmente que ele a estudou, não trata da sua conclusão.

Fui ler o texto como um todo e respondi como gabarito Letra E porem o comando da questão nos pede o entendimento apenas naquele segmento.

“Intitulado A Educação como Problema Social, o artigo é um exemplo da atualidade do pensamento de Florestan sobre um dos temas a que ele mais se dedicou – a educação.”

Esse segmento do Texto significa que Florestan Fernandes

Alternativas

A

se dedica a analisar os problemas atuais da educação.

Não. O artigo foi em escrito em 1960, logo não poderia tratar de problemas atuais.

É o pensamento do autor que se mantem atual.

B

previu problemas educacionais, que hoje fazem parte das discussões pedagógicas.

O verbo prever significa adivinhar, profetizar. A banca diz implicitamente que o autor tinha esta habilidade nesta alternativa. Mas o autor foi um sociólogo.

C

mostra pertinência atual em seus pensamentos sobre educação.

Sim. O texto de 1960 ainda é pertinente ao tratar o tema da educação.

D

identificou com antecipação a educação como um problema social.

O substantivo "antecipação" significa fazer algo antecipadamente e prever algo, como um prognóstico. Implica (conclui-se) que Florestan Fernandes deixou o texto pronto de antemão lá na década de 1960 para nós hoje em dia. Ou, ainda que ele realizou um prognóstico da educação.

E

dá a conhecer alguns problemas que hoje afetam o nosso sistema educacional.

O pensamento do autor ainda é pertinente. O segmento não afirma que conhecemos os problemas do sistema educacional de hoje.

Gab. C

feliz acertei, sem chutar

Atualidade do PENSAMENTO sobre a educação! Não é o problema atual da educação, mas a nova forma de pensamento do autor sobre o tema educação

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo