Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas su...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2301612 Serviço Social
Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, tais como os indivíduos que as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública etc.
(IAMAMOTO, 1997.)

Em relação à questão social, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos às alternativas:

A) CORRETA. De acordo com Iamamoto (2012, p. 28) “o cenário em que se insere o Serviço Social hoje: as novas bases de produção da questão social, cujas múltiplas expressões são o objeto do trabalho cotidiano do assistente social".

B) CORRETA. De acordo com Iamamoto (2009, p. 11) “o crescimento do capital corresponde a crescente pauperização relativa do trabalhador. Essa é a lei geral da produção capitalista, que se encontra na gênese da “questão social" nessa sociedade".

C) INCORRETA. De acordo com Iamamoto (2012, p. 26) “o Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho".

D) CORRETA. De acordo com Ramos e Diniz (2020, p. 60, apud Marshall, 1967, p. 64) no século XIX com a Lei Revisora das Leis dos Pobres (Poor Law Amendment Act) de 1834, que previa a concessão de prestações sociais pelo Estado não enquanto direitos, mas segundo o paradigma da caridade a fim de aliviar os efeitos indesejados da miséria extrema. As instituições mais ligadas a esses direitos são o sistema educacional e os serviços sociais. A pobreza era vista quase como um crime, um desvio de caráter que fazia com que o indivíduo, não acometido por qualquer incapacidade, ficasse propenso à vagabundagem e à mendicância. Assim, era dos pobres, portanto, a culpa pela pobreza. Por isso, não poderia haver qualquer assistência sem a prestação de um trabalho correspondente".

Gabarito da professora: C

Referência Bibliográfica

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

IAMOMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na cena contemporânea. Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, Brasília – DF, 2009.

RAMOS, Edith Maria Barbosa. DINIZ, Isadora Morais. Pobreza, proteção social e cidadania: uma análise do direito à saúde no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. Revista Barbarói, nº 55, p. 57-80, 2020.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Erro da letra B

A lei geral da PRODUÇÃO CAPITALISTA, segundo a qual “uma massa crescente de meios de produção, graças à produtividade do trabalho social, pode ser colocada em movimento com um dispêndio progressivamente decrescente de força humana” (Marx)

A gênese da “questão social” se deu a partir da CONSOLIDAÇÃO DO CAPITALISMO enquanto modo de produção dominante na sociedade, o que a evidencia como um produto originado a partir do desenvolvimento histórico vivenciado pelos homens sob a égide do capital.

C) INCORRETA. “o Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho".

Nesta questão as alternativas B e C estão erradas. B - Marx, na lei geral de ACUMULAÇÃO capitalista, apresenta a base essencial da questão social por meio da contradição capital x trabalho. Entretanto, seguindo o critério de mais errada a alternativa C ganha, pois não existe questões sociais e sim "questão social" e suas expressões e o assistente social não tem uma base de processo singular, mas sim plural.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo