Busato e Maltz (2014) analisaram uma revisão sistemática da ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2522994 Odontologia

Busato e Maltz (2014) analisaram uma revisão sistemática da literatura que avaliou a relação entre a profundidade radiográfica e a presença de cavitação em lesões cariosas proximais em dentes permanentes posteriores com os resultados de 10 estudos. Em relação a esse tema, analise as assertivas a seguir:


I. A probabilidade de dentes com zona radiolúcida no esmalte apresentarem lesões de cárie com cavidade é muito alta.


II. A probabilidade de dentes com zona radiolúcida na porção interna de dentina apresentarem cavidade é muito baixa.


III. Existe uma grande variabilidade quanto à presença de lesões cavitadas em dentes com imagem radiolúcida na porção externa de dentina.


Quais estão corretas?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Apenas III.

A questão aborda a relação entre a profundidade radiográfica de lesões cariosas proximais e a presença de cavitação em dentes permanentes posteriores. Para resolvê-la, é necessário compreender como a localização da radiolucidez em uma radiografia pode indicar a probabilidade de cavitação de uma lesão cariosa.

Vamos analisar as assertivas uma a uma:

I. A probabilidade de dentes com zona radiolúcida no esmalte apresentarem lesões de cárie com cavidade é muito alta.

Essa assertiva está incorreta. Lesões cariosas que se limitam ao esmalte geralmente não apresentam cavitação. A cavitação é mais provável quando a lesão atinge a dentina.

II. A probabilidade de dentes com zona radiolúcida na porção interna de dentina apresentarem cavidade é muito baixa.

Essa assertiva também está incorreta. Na verdade, se a radiolucidez já está na porção interna da dentina, a probabilidade de cavitação é elevada, pois a progressão da lesão cariosa é significativa.

III. Existe uma grande variabilidade quanto à presença de lesões cavitadas em dentes com imagem radiolúcida na porção externa de dentina.

Essa assertiva está correta. A variabilidade na presença de cavitação em lesões que atingem a porção externa da dentina pode ser alta. Isso se deve aos diferentes fatores que influenciam a progressão da cárie, como a higiene oral do paciente, a dieta e a própria biologia dentária.

Portanto, a alternativa C - Apenas III é a correta, pois apenas a terceira assertiva está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para responder corretamente a essa questão, é necessário entender as conclusões de Busato e Maltz (2014) sobre a relação entre a profundidade radiográfica das lesões cariosas e a presença de cavitação. A assertiva I está incorreta porque a probabilidade de dentes com zona radiolúcida no esmalte apresentarem cavitação não é muito alta; geralmente, lesões confinadas ao esmalte não causam cavitação significativa. A assertiva II também está incorreta, pois a probabilidade de dentes com zona radiolúcida na porção interna da dentina apresentarem cavidade é, na verdade, alta devido à maior destruição estrutural que ocorre nessa fase. Já a assertiva III está correta ao indicar que há uma grande variabilidade quanto à presença de lesões cavitadas em dentes com imagem radiolúcida na porção externa da dentina, pois essa fase intermediária pode apresentar diferentes níveis de destruição tecidual. Assim, a alternativa C, que afirma que apenas a assertiva III está correta, é a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo