Segundo as características diagnósticas do Transtorno do Esp...
Segundo as características diagnósticas do Transtorno do Espectro Autista descritas no DSM-5, as características essenciais do Transtorno do Espectro Autista são: prejuízo persistente na comunicação _____________ e na interação social, padrões _____________ e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esses sintomas estão presentes desde o início da infância e limitam ou prejudicam o ______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - social recíproca – restritivos – funcionamento diário
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição amplamente discutida na psicopatologia, especialmente em relação aos critérios diagnósticos descritos no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais). Este transtorno é caracterizado por dois principais conjuntos de sintomas: prejuízos persistentes na comunicação social recíproca e padrões restritivos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Esses sintomas devem estar presentes desde a infância e devem limitar ou prejudicar o funcionamento diário do indivíduo.
A alternativa A preenche corretamente as lacunas, pois destaca os aspectos centrais do TEA mencionados no DSM-5: a dificuldade na comunicação social recíproca, os comportamentos restritivos e o impacto no funcionamento diário. Estes são elementos essenciais para o diagnóstico e compreensão do transtorno.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - social recíproca – punitivos – ambiente social: Aqui, a palavra "punitivos" está incorretamente usada no lugar de restritivos. "Punitivos" não é um termo relacionado aos padrões de comportamento no TEA. Além disso, "ambiente social" não é o termo mais adequado, pois o impacto é mais geral, afetando o funcionamento diário do indivíduo.
C - verbal direta – restritivos – ambiente social: A comunicação no TEA não se limita à comunicação verbal direta; ela abrange uma dificuldade mais ampla em termos de comunicação social recíproca. Novamente, "ambiente social" não é o termo adequado como mencionado anteriormente.
D - verbal direta – punitivos – funcionamento diário: Esta opção mistura inadequadamente os conceitos. "Verbal direta" não é preciso para descrever a comunicação social, e "punitivos" é incorreto. Contudo, acerta ao mencionar "funcionamento diário".
Entender as características do TEA e os critérios diagnósticos é essencial para profissionais e estudantes da área de psicologia, uma vez que o diagnóstico correto pode guiar intervenções e suporte adequados para as pessoas afetadas e suas famílias.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo