Em relação à realidade política, econômica e social do Brasi...
Em relação à realidade política, econômica e social do Brasil, julgue o item a seguir.
A morosidade no andamento dos processos criminais para o
desencarceramento e o fato de a maior parte das prisões
decorrer da condenação por crimes patrimoniais de baixo
valor e cometidos sem uso de violência são fatores
relacionados à superlotação do sistema prisional e que
implicam o posicionamento do Brasil na primeira posição do
ranking mundial referente ao quantitativo de presos em
escala nacional.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. O Brasil não ocupa a primeira posição no ranking mundial referente ao quantitativo de presos em escala nacional. Embora o Brasil tenha uma das maiores populações carcerárias do mundo, o país ocupa a terceira posição, atrás dos Estados Unidos e da China. No entanto, é verdade que a morosidade no andamento dos processos criminais e o encarceramento por crimes patrimoniais de baixo valor sem uso de violência são fatores que contribuem para a superlotação do sistema prisional no Brasil.
Com cerca de 832 mil presos, pelos números oficiais do Conselho Nacional de Justiça, o Brasil, segundo o World Prison Brief , do Instituto de Pesquisa de Política Criminal da Universidade de Londres, possui a terceira maior população carcerária do mundo em valores absolutos, atrás apenas da China e dos Estados Unidos, respectivamente.
Considerando que o Brasil é o sétimo país mais populoso do mundo, essa discrepância geralmente é trazida como o principal argumento em favor da tese do excesso de prisões em nosso território. Afinal, se possuímos a sétima maior população total do mundo, a proporcionalidade ditaria que deveríamos possuir a sétima maior população carcerária global.
https://www.conjur.com.br/2023-dez-14/o-excesso-de-prisoes-no-brasil-um-outro-angulo/#:~:text=Por%20esse%20crit%C3%A9rio%2C%20ainda%20segundo,os%20Estados%20Unidos%2C%20por%20exemplo.
era só o que faltava, cobrarem isso.
O que tem mais presos são os Estados Unidos, sabendo disso já matava a questão. Mas já vi diversas pessoas, teóricos da área, afirmando que esse número ai de 900mil presos não representa a realidade, pois são 900mil presos de todos os tipos (regime fechado, regime semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônica e etc), logo, alguns grupos de direitos humanos, defensores do desencarceramento e etc, usam o número inflado, como se de fato o Brasil possuísse 900mil RECLUSOS o que nao é verdade.
Sinceramente... cobrar uma questão dessas em concurso público é o fim da picada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo