A grande variedade de fatores etiológicos e patogênicos asso...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2523002 Odontologia
A grande variedade de fatores etiológicos e patogênicos associados às lesões brancas da cavidade oral torna seu diagnóstico desafiador. A anamnese detalhada, o conhecimento das características de cada lesão e de manobras semiotécnicas específicas e os exames complementares possibilitam o diagnóstico final, permitindo descartar desordens potencialmente malignas, em especial as leucoplasias. Há uma lesão branca que representa um dos padrões clínicos da infecção fúngica oral mais comum em humanos, causada principalmente por um fungo dimórfico que pode se apresentar sob a forma de levedura ou hifas, geralmente associadas à invasão e à infecção do hospedeiro. Caracteriza-se por uma placa branca, geralmente assintomática, que não pode ser removida por raspagem e geralmente acomete região de mucosa jugal retrocomissural bilateralmente, podendo ocorrer em língua e palato. O diagnóstico baseia-se nas características clínicas associadas à presença de hifas ou pseudo-hifas observadas na citologia esfoliativa ou em cortes histológicos provenientes de uma biópsia da lesão, na qual o microrganismo é facilmente visualizado nas colorações com ácido periódico de Schiff, cuja análise histopatológica revela hiperplasia epitelial com hiperparaceratose (ou hiperparaqueratose), presença de infiltrado inflamatório crônico na lâmina própria e, frequentemente, formação de microabscessos nas camadas espinhosas e de paraceratina (ou paraqueratina). A lesão descrita é denominada: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Caro aluno, a alternativa correta para esta questão é a A - Candidíase ou candidose hiperplásica.

Vamos entender por que essa é a resposta correta e analisar as alternativas incorretas.

A - Candidíase ou candidose hiperplásica: Esta resposta é correta porque a descrição da lesão branca como uma placa branca que não pode ser removida por raspagem e que acomete principalmente a mucosa jugal retrocomissural bilateralmente é característica da candidíase hiperplásica. Esse tipo de candidíase é causado por um fungo dimórfico, geralmente Candida albicans, que pode se apresentar como levedura ou hifa. O diagnóstico é corroborado pela presença de hifas ou pseudo-hifas na citologia esfoliativa ou cortes histológicos, e a lesão frequentemente apresenta hiperplasia epitelial com hiperparaceratose e microabscessos.

B - Estomatite urêmica: Esta alternativa está incorreta porque a estomatite urêmica é uma condição associada à insuficiência renal crônica. Ela se manifesta com placas brancas ou vermelhas, mas não tem relação com infecção fúngica e não apresenta hifas ou pseudo-hifas na análise citológica ou histológica.

C - Ceratose friccional: A ceratose friccional é uma resposta a traumas crônicos na mucosa oral, como mastigação persistente. As lesões são placas brancas espessadas, porém elas podem ser removidas por raspagem e não estão associadas a infecções fúngicas.

D - Leucoedema: O leucoedema é uma condição benigna e comum, caracterizada por um aspecto cinza-esbranquiçado na mucosa oral, que desaparece ao estirar a mucosa. Não se trata de uma infecção fúngica e não apresenta as mesmas características histológicas descritas na questão.

E - Leucoplasia pilosa: A leucoplasia pilosa, geralmente encontrada em pacientes imunossuprimidos, como os com HIV, é causada pelo vírus Epstein-Barr. Ela se apresenta com placas brancas corrugadas principalmente na borda lateral da língua. Não é causada por fungos e, portanto, não apresenta hifas ou pseudo-hifas.

Por fim, é essencial que você tenha um sólido entendimento sobre as características clínicas e histopatológicas das lesões da cavidade oral para realizar um diagnóstico diferencial adequado. O reconhecimento das descrições clínicas e o entendimento das etiologias são fundamentais para identificar a lesão correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda a complexidade do diagnóstico de lesões brancas na cavidade oral, destacando a necessidade de uma abordagem detalhada e específica para identificar corretamente as diversas condições que podem se manifestar dessa forma. A alternativa correta é a A, que descreve a "Candidíase ou candidose hiperplásica". Esta condição é caracterizada por uma placa branca, geralmente assintomática, que não pode ser removida por raspagem. A descrição da lesão, incluindo sua localização comum na mucosa jugal retrocomissural bilateralmente, a presença de hifas ou pseudo-hifas, e as características histopatológicas como hiperplasia epitelial com hiperparaceratose, são todas específicas para a candidíase hiperplásica. Essa infecção fúngica é causada principalmente por um fungo dimórfico que pode se apresentar sob a forma de levedura ou hifas, confirmando a etiologia da lesão descrita na questão. As outras alternativas não correspondem às características clínicas e histológicas detalhadas no enunciado, tornando a alternativa A a única resposta correta.

"Que não pode ser removida por raspagem"? Que eu saiba essas lesões de cândida podem sim.

Candidíase pode ser removido por raspagem sim #medaacessogratuito

PSEUDOMEBRANOSA- REMOVÍVEL

HIPERPLÁSICA- NÃO REMOVÍVEL

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo