Riani (1990, p. 27) ensina, consistentemente, que “a impossi...
Riani (1990, p. 27) ensina, consistentemente, que “a impossibilidade de atingir a produção ótima, por imperfeições da concorrência, é denominada de falhas de mercado, decorrentes de indivisibilidade do produto, externalidades, custo de produção decrescente e mercados imperfeitos e riscos e incertezas na oferta de bens e serviços”. A respeito das falhas de mercado identificadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para os bens indivisíveis, por esse motivo denominados bens públicos, pode-se estabelecer preços através do mercado.
( ) Os bens públicos ou indivisíveis são considerados bens não rivais, implicando que o consumo de um indivíduo não implicará em menor consumo de outro.
( ) As externalidades ocorrem quando os benefícios e custos privados, medidos pelos preços de mercado, diferem dos benefícios e custos sociais.
( ) Os custos de produção, sendo decrescentes, ocasionam falhas no funcionamento do mercado.
( ) Os riscos e incertezas ocasionam falhas no funcionamento do mercado na medida em que os agentes econômicos não possuem certeza absoluta sobre a estabilidade dos preços e custos, o que lhes garante o prêmio de risco aos preços que praticam.
A sequência está correta em