No trecho transcrito abaixo, a oração iniciada pela locução ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686430 Português

Apartir da leitura do texto “Proteção para os jornalistas” (Correio da Paraíba, 19/01/2020), responda à questão.


Em pesquisa sobre corrupção, a CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) reforça a necessidade de garantir a liberdade de expressão e, consequentemente, proteger os profissionais da imprensa. O objetivo do documento “Corrupção e Direitos Humanos” é o de apresentar uma análise do fenômeno da corrupção dentro da perspectiva dos direitos humanos, levando em conta o cenário dos países que compõem o continente americano. A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito. Segundo o relatório, que foi divulgado em dezembro de 2019, a importante contribuição dos jornalistas para fiscalizar a conduta e buscar pela transparência da administração pública acaba os colocando em situações de vulnerabilidade. São mencionados os casos de Héctor Félix Miranda e Victor Manuel Oropeza, jornalistas do México que apuravam casos de corrupção e foram assassinados em 1999. Também é citado o jornalista Aristeu Guida da Silva, que denunciou casos de corrupção de funcionários públicos, e foi assassinado em 2016, no Brasil.

No trecho transcrito abaixo, a oração iniciada pela locução “na medida em que” imprime ao período o sentido de:


“[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governos, aumenta a desigualdade social a partir da impunidade e também anula o estado de direito [...]”.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B - Proporção.

Vamos entender o porquê. A questão pede para identificar o sentido da expressão “na medida em que” no trecho fornecido. Essa locução conjuncional é utilizada para estabelecer uma relação de proporção entre duas ideias, ou seja, ela indica que uma coisa ocorre ao mesmo tempo em que outra, de forma proporcional. No caso do texto, a corrupção afeta os direitos humanos proporcionalmente ao enfraquecimento das instituições democráticas e outros fatores mencionados.

Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que elas não se aplicam:

A - Conformidade: A conformidade implica uma relação de acordo ou conformidade entre duas situações. Exemplo: "Ele agiu conforme as regras da empresa." No trecho, não há essa ideia de acordo, mas sim de uma relação proporcional.

C - Comparação: Comparação envolve a ideia de confrontar duas ou mais coisas para observar suas semelhanças e diferenças. Exemplo: "Ela é tão inteligente quanto o irmão." No texto, a locução "na medida em que" não está comparando a corrupção com o enfraquecimento das instituições, mas indicando uma relação proporcional.

D - Concessão: Concessão implica uma ideia de contraste ou oposição que não impede a ocorrência de uma ação. Exemplo: "Embora estivesse cansado, foi trabalhar." O trecho não apresenta essa ideia de oposição ou contraste.

E - Finalidade: Finalidade indica um propósito ou objetivo. Exemplo: "Estudou com afinco para passar no concurso." No texto, "na medida em que" não está indicando um propósito, mas uma relação proporcional.

Portanto, a alternativa correta é B - Proporção, pois a expressão "na medida em que" estabelece uma relação proporcional entre a corrupção e os efeitos descritos no trecho.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB B

Um adendo importante para você não se apegar apenas na "decoreba" das conjunções.

Vê-se sim uma ideia de proporção:

Quanto mais(conjunção proporcional) a corrupção afeta os direitos humanos, mais a instituições democráticas e os governos enfraquecem. ------> Poderíamos colocar :à proporção que, à medida que, ao passo que...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENTRETANTO:

O "NA MEDIDA EM QUE" é na verdade= é uma locução conjuntiva causal.

(diferentemente de: à medida que= locução conjuntiva proporcional)

  • Logo, haverá noções de causa/consequência ou efeito nas orações que tiverem tal expressão.
  • Pode ser substituída pelas equivalentes “uma vez que”, “porque”, “visto que”, “já que” e “tendo em vista que”.
  • Ex: Nós precisamos ler mais na medida em que crescemos, pois temos maior entendimento ao passar dos anos. (visto que)

POR ISSO ENTENDA O CONTEXTO!

Gab "B"

Bizu... suave.

“[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições [...]"

Exemplos que podem substituir... (conversando com a questão)

1 - na proporção;

2 - ao passo que.

Audaces Fortuna Juvat

Na medida em que , via de regra , é causal......Mas não tinha alternativa, ou seja , era pra ir pelo contexto msm.

NA medida EM que = causal

À medida que = proporcional

A questão é sobre conjunções e quer saber o valor semântico da oração iniciada pela locução “na medida em que” em “[...] A partir disso, a Comissão demonstra que a corrupção afeta os direitos humanos na medida em que enfraquece instituições democráticas e os governo...". Vejamos:

 . 

Conjunções subordinativas são as que tornam orações dependentes, isto é, subordinam uma oração à outra. Com exceção das conjunções integrantes (que introduzem orações substantivas), essas conjunções introduzem orações adverbiais e exprimem circunstâncias (causa, comparação, concessão, condição, conformidade, consequência, fim, tempo e proporção).

 . 

A) Conformidade.

Errado.

Conjunções subordinativas conformativas: têm valor semântico de conformidade, consonância, igualdade, concordância...

São elas: conforme, como, segundo, consoante...

Ex.: Tudo saiu conforme combinamos.

 . 

B) Proporção.

Errado.

Conjunções subordinativas proporcionais: têm valor semântico de proporcionalidade, simultaneidade, concomitância...

São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais (ou menos)... mais/menos, tanto mais (ou menos)... mais/menos...

Ex.: À medida que resolvia questões, aprendia o assunto das provas.

 . 

C) Comparação.

Errado.

Conjunções subordinativas comparativas: têm valor semântico de comparação, analogia, paralelo...

São elas: como, assim como, mais... (do)que, menos... (do) que, tão... como (ou quanto), tanto... quanto..., qual ou como (precedidos de tal)...

Ex.: Ele come como um leão. (come)

 . 

D) Concessão.

Errado.

Conjunções subordinativas concessivas: têm valor semântico de concessão, contraste, consentimento, licença, quebra de expectativa...

São elas: embora, ainda que, se bem que, mesmo que, nem que, mesmo quando, posto que, apesar de que, conquanto, malgrado, não obstante, inobstante...

Ex.: Embora discordasse, aceitei sua explicação.

 . 

E) Finalidade.

Errado.

Conjunções subordinativas finais: têm valor semântico de finalidade, objetivo, intenção, intuito...

São elas: a fim de que, para que, que e porque (= para que)

Ex.: Fazemos tudo, a fim de que você passe nas provas.

 . 

Gabarito: A resposta dada pela banca examinadora foi a letra B, porém, como "na medida em que" é conjunção subordinativa causal e não proporcional, a questão deveria ter sido anulada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo