J.B.S, 25 anos, com queixas de dor, edema e calor no tornoze...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1390627 Medicina

J.B.S, 25 anos, com queixas de dor, edema e calor no tornozelo direito precedido de fortes dores na garganta, febre elevada e prostração. Automedicou-se com Voltaren 50mg, via oral (SIC). Nega traumatismo local. Buscou serviço de atendimento hospitalar por não suportar a dor que piorava com a movimentação da articulação do pé direito, sem sequer conseguir caminhar. Diante do caso, considere as assertivas:


I- Trata-se de artrite séptica, uma variante da artrite infecciosa, e se refere à invasão do líquido sinovial por microorganismos, frequentemente bactérias.

II- Trata-se de artrite pós-infecciosa que se define pela presença de antígenos microbianos na articulação comprometida, como ocorre na artrite pós-meningocócica ou na poliarterite nodosa consequente à infecção pelo vírus da hepatite B.

III- Trata-se de artrite reativa, onde se verifica a presença de um processo inflamatório articular consequente a uma infecção à distância, como é o caso da febre reumática e da artrite por enterobactérias (iersinioses e salmoneloses).

IV- Trata-se de artrite inflamatória, onde não se observam agentes infecciosos bem determinados, mas estes parecem de alguma forma estar envolvidos na fisiopatologia de doenças como a Artrite Reumatoide e o Lupus Eritematoso Sistêmico.

V- Em adultos, a principal bactéria responsável é o Staphylococcus aureus (até 70%), seguido por Streptococcus sp (25%) (incluindo S. pneumoniae, estreptococos beta-hemolíticos dos grupos Ae B, S. viridans), bacilos Gram-negativos (11%-32%) e anaeróbios (2%).


Portanto, estão CORRETAS

Alternativas