Sobre a Biologia do vetor da Dengue, marque alternativa COR...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2186524 Enfermagem
Sobre a Biologia do vetor da Dengue, marque alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A Dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores. O vírus da dengue pertence à família dos flavivírus e é classificado no meio científico como um arbovírus, os quais são transmitidos pelos mosquitos Aedes aegypti. São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

A) Correta- As pupas correspondem a um estágio onde ocorrem transformações que levam à formação do adulto e à transição da fase aquática para a aérea. Elas são praticamente imóveis e ficam próximas à superfície de água para respirar. Essa fase dura de 1 a 3 dias, período no qual elas ficam sem se alimentar. A pupa é dividida em cefalotórax e abdômen.

B) Incorreta- A alternativa propõe que as fêmeas se alimentam exclusivamente de sangue, estando incorreta, os mosquitos machos se alimentam somente de néctar de plantas, porém as fêmeas, além de se alimentar de néctar, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos.

C) Incorreta- A alternativa propõe que a larva do Aedes Aegypti é composta somente de cabeça e abdômen, estando incorreta, a larva do Aedes aegypti é composta de cabeça, tórax e abdômen.

D) Incorreta- A alternativa propõe que o macho alimenta-se de carboidratos extraídos dos vegetais, , estando incorreta, os mosquitos machos se alimentam somente de néctar de plantas.


Gabarito: Letra A


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

"A fase de pupa, o A. aegypti apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdômen, estrutura que se assemelha a uma vírgula. "

Resposta: A

Essa questão possui duas respostas, pois tanto a letra A quanto a D estão corretas.

"O Aedes aegypti é conhecido popularmente como mosquito-da-dengue, apesar de transmitir outras doenças, tais como a febre amarela, a chikungunya e a zika. Possui desenvolvimento rápido, demorando cerca de dez dias para atingir a fase adulta após a eclosão do ovo.

→ Ovo

O ciclo de vida do Aedes aegypti inicia-se após a deposição dos ovos por uma fêmea na parede de um criadouro com água (os ovos não ficam na água, mas bem próximos a ela). Esses ovos apresentam 0,4 mm de comprimento e cor branca, mas, com o tempo, em virtude do contato com o oxigênio, tornam-se escuros.

Os ovos podem permanecer sem eclodir por um grande período de tempo, aguardando até o próximo período chuvoso. Estudos sugerem que os ovos de A. aegypti resistam por até 450 dias, uma vez que são extremamente resistentes ao ressecamento. A eclosão do ovo ocorre quando a água entra em contato com essa estrutura.

→ Larva

A larva do Aedes aegypti representa uma fase aquática do ciclo de vida

Após a eclosão do ovo, o A. aegypti torna-se uma larva, que é composta por cabeça, tórax e abdômen, sendo essa última porção formada por oito segmentos. Durante a fase larval, o Aedes alimenta-se principalmente da matéria orgânica presente no criadouro e destaca-se por possuir grande agilidade.

A larva passa por quatro estágios até se tornar uma pupa. Em condições favoráveis, com alimento e temperatura entre 25°C e 29° C, o período compreendido entre a eclosão e a pupação gira em torno de cinco dias.

→ Pupa

A fase de pupa destaca-se pela inexistência de alimentação e pela metamorfose que marcará o início da fase adulta. Durante a fase de pupa, o A. aegypti apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdômen, estrutura que se assemelha a uma vírgula. Esse período dura em média três dias e, durante esse tempo, a pupa permanece na superfície da água para facilitar o voo quando adulto.

→ Adulto

A fase adulta é a mais conhecida pela população, uma vez que é a fase em que o Aedes Aegypti pode transmitir doenças ao homem. O mosquito, nesse momento, apresenta hábitos diurnos e um padrão de cor característico, com listras e manchas brancas em um corpo preto. Essa coloração é fundamental para a realização de camuflagem, uma vez que ele é encontrado em ambientes escuros e próximos ao chão.

Alguns dias depois do início da fase adulta, o mosquito já está apto para o acasalamento, que normalmente ocorre durante o voo. Após a cópula, a fêmea necessita de sangue 

Os mosquitos machos se alimentam somente de néctar de plantas, porém as fêmeas, além de se alimentar de néctar, que vai fornecer energia para todas suas atividades diárias, precisam de sangue para que aconteça a maturação dos ovos, portanto, as fêmeas são responsáveis por picar o ser humano e transmitir o vírus.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo