A “linguagem” SQL (Structured Query Language) revolucio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q340724 Banco de Dados
A “linguagem” SQL (Structured Query Language) revolucionou a forma em que os programadores extraem informações de um Banco de Dados. Um perito com sólidos conhecimentos de SQL pode obter em frações de segundos uma grande massa de dados e posterior processamento visando a extração de algum dado ou sequência de dados, como por exemplo possíveis suspeitos em uma amostra populacional de uma cidade. São quatro os principais comandos do DML (Data Manipulation Language) do SQL. Identifique a alternativa que NÃO é um desses comandos:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: E - CREATE.

O comando CREATE, conforme a alternativa E, não pertence ao grupo dos principais comandos da linguagem Data Manipulation Language (DML) no SQL. DML é destinado à manipulação e gestão de dados já existentes dentro de uma base de dados. Isso inclui inserção, consulta, atualização e exclusão de dados.

Os comandos DML fundamentais são:

  • INSERT: Utilizado para inserir dados em uma tabela.
  • SELECT: Empregado na consulta de dados, permitindo a recuperação de informações armazenadas.
  • UPDATE: Aplicado para atualizar ou modificar dados já existentes em uma tabela.
  • DELETE: Usado para remover dados de uma tabela.

Por outro lado, o comando CREATE é parte da Data Definition Language (DDL), que é usada para definir e modificar a estrutura de uma base de dados e seus objetos, como tabelas, índices, usuários, entre outros. O comando CREATE, em particular, tem como função criar novas estruturas, como por exemplo uma nova tabela em um banco de dados.

Portanto, para resolver essa questão, é essencial diferenciar entre os comandos de DML, que alteram dados, e os de DDL, que alteram a estrutura do banco de dados. A alternativa E - CREATE é a correta pois não corresponde a um comando de manipulação de dados, mas sim de definição de estrutura do banco de dados.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra E.

DDL - Linguagem de Definição de Dados

Linguagem de definição de dados (ou DDL, de Data Definition Language) é um conjunto de comandos dentro da SQL usada para a definição das estruturas de dados, fornecendo as instruções que permitem a criação, modificação e remoção das tabelas, assim como criação de índices. Estas instruções SQL permitem definir a estrutura de uma base de dados, incluindo as linhas, colunas, tabelas, índices, e outros metadados.

Entre os principais comandos DDL estão CREATE (Criar), DROP (deletar) e ALTER (alterar).
 

DML - Linguagem de Manipulação de Dados

Linguagem de manipulação de dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é o grupo de comandos dentro da linguagem SQL utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados.

Os principais comandos DML são SELECT (Seleção de Dados), INSERT (Inserção de Dados), UPDATE (Atualização de Dados) e DELETE (Exclusão de Dados).

Fonte: http://pt.wikiversity.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_ao_SQL/Estrutura_da_Linguagem_SQL

COMANDOS:

DDL: CREAT, ALTER, DROP, TRUNCATE, RENAME.

DML: INSERT, UPDATE, DELETE, SELECT.

DCL: GRANT, REVOKE.

DQL: SELECT

DTL: COMMIT, ROLLBACK.

TCL: COMMIT, ROLLBACK, SAVEPOINT, SET TRANSACTION.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo