Em função da extensão do fenômeno representado, distinguem-s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2169756 Geografia
Em função da extensão do fenômeno representado, distinguem-se três tipos de inserção dos signos nos mapas, a saber: pontual, linear e zonal. O critério geral mais importante na elaboração da simbologia é o de garantir a precisão e a clareza do mapa.  
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a opção que apresenta apenas tipo(s) de signo cartográfico linear. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

“[...] No entanto, o signo é constituído por significante (mensagem acústica: papel) e significado (conceito, idéia de papel). Por exemplo, num mapa do uso das terras, o signo constituído pelo significante "cor laranja" tem o significado de cultura permanente. Dessa forma, os signos são construídos basicamente, com a variação visual de forma, tamanho, orientação, cor, valor e granulação para representar fenômenos qualitativos, ordenados ou quantitativos nos modos de implantação pontual, linear ou zonal.”

ARCHELA, R.S.; THÉRY, H. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Orientation méthodologique pour la construction et la lecture de cartes thématiques. Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, n. 3, 2008.


 A- Incorreta- (I) É pontual, que está mais relacionado a localização. (III) É zonal que está relacionado a área.

B- Incorreta- (III) É zonal.

 C- Incorreta- (III) É zonal.

D- Incorreta- (III) É zonal.

E- Correta- (II) É linear, que está relacionado a extensão que se desenvolve no espaço e mostra rotas e fluxos. Esse símbolo é utilizado para representar a hidrografia, vias, ferrovias.

Gabarito do Professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo