Assinale a alternativa que preencha correta e respectivament...
Leia o texto abaixo para responder às questões de 1 a 7.
Estudo associa câncer de mama a sedentarismo e alimentação
Pesquisa desenvolvida por meio do mestrado em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental, da Ufac, pretende avaliar a relação entre sedentarismo, nutrição e aparecimento de câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos no Estado do Acre. O estudo é conduzido pelas mestrandas Carina Hechenberger e Ramyla Brilhante, com orientação do professor Miguel Junior Sordi Bortolini.
O projeto de pesquisa “Avaliação do Nível de Atividade Física, Estado Nutricional e Qualidade de Vida de Mulheres Atendidas no Centro de Controle em Oncologia do Acre (Cecon)” foi apresentado ao programa em 2018; atualmente, se encontra na fase de coleta de dados, através da aplicação de questionários a usuárias do serviço de saúde. “São 13 tipos diferentes de câncer altamente influenciados pelo sedentarismo; destes, o que sofre maior impacto é o de mama”, destaca Miguel Bortolini. “Se você é uma pessoa ativa, a probabilidade de desenvolver câncer de mama reduz drasticamente.”
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum em todo o mundo, com 1,7 milhões de casos. A estimativa é que para o biênio 2018-2019, somente no Brasil, 60 mil novos casos entre mulheres sejam confirmados para cada ano — um risco estimado de 57 casos a cada 100 mil brasileiras. “Fatores genéticohereditários são responsáveis por até 10% desses casos de câncer de mama. Os comportamentais e ambientais, como alimentação e atividade física, respondem por até 30% dos casos”, enfatiza Carina Hechenberger.[...]
A relação entre inatividade física e sedentarismo com pacientes do Cecon vai ser analisada a partir de universo mínimo de 360 mulheres, conforme indicadores sociodemográficos, históricofamiliar, nutricional e de qualidade de vida. Tudo a partir de questionários referendados internacionalmente. O objetivo é investigar se, pelo nível elevado da população com sobrepeso e obesidade no Acre, há também uma maior influência de diagnóstico positivo para esse tipo de câncer.[...]
Segundo Miguel Bortolini, ainda não é uma realidade a realização de exercícios regulares com mulheres com câncer no Estado do Acre, apesar de ser fundamental. “Para evitar o câncer de mama, é necessário realizar de 150 a 300 minutos de exercícios moderados por semana ou de 75 a 150 minutos de exercícios vigorosos por semana”, recomenda. “Além disso, é bom realizar duas sessões por semana de exercícios resistidos, como musculação; não se deve esperar a doença se podemos preveni-la.”
(Fonte: UFAC)
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas abaixo.
As palavras “usuárias”, “influência” e “exercícios” recebem acento gráfico porque são _____ terminadas em _____ seguido ou não de “s”.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A
Vamos entender por que a alternativa "A" é a correta e como isso se relaciona com os conhecimentos de ortografia que você precisa dominar para concursos públicos.
Primeiro, observe as palavras destacadas: usuárias, influência e exercícios. Todas elas seguem um padrão específico de acentuação.
As palavras usuárias e influência são exemplos de palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente ou decrescente. O mesmo se aplica a exercícios, que também é uma paroxítona com terminação em ditongo crescente ou decrescente.
Para reforçar, uma palavra é considerada paroxítona quando a penúltima sílaba é a tônica, ou seja, a sílaba mais forte da palavra. Os ditongos crescentes e decrescentes são combinações de vogais e semivogais que ocorrem em sequência.
Veja alguns exemplos de ditongos:
- Ditongo crescente: ia em "usuárias"
- Ditongo decrescente: ência em "influência"
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - oxítonas / ditongo crescente ou decrescente
As palavras destacadas não são oxítonas. Uma palavra é oxítona quando a última sílaba é a tônica. Portanto, esta alternativa está incorreta.
C - oxítonas / ditongo crescente ou decrescente
Novamente, a mesma justificativa da alternativa B se aplica aqui. As palavras não são oxítonas, tornando essa alternativa incorreta.
D - proparoxítonas / hiato crescente ou decrescente
As palavras destacadas também não são proparoxítonas, que são palavras cuja antepenúltima sílaba é a tônica. Além disso, o conceito de hiato é diferente do de ditongo: um hiato é quando duas vogais estão juntas, mas em sílabas diferentes.
Então, com base nesses pontos, fica claro que a alternativa correta é a Alternativa A, que identifica corretamente a classificação das palavras como paroxítonas terminadas em ditongo crescente ou decrescente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: Letra A.
"Usuárias”, “influência” e “exercícios” recebem acento por serem paroxítonas terminadas em ditongo.
Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba.
Redação para concursos: @obrabodaredacao
MJCP
saber diferenciar oxítonas, paraxítonas e proparoxítonas
ditongo crescente SV+ V; ditongo descrescente V+SV
Somente ditongos crescentes podem ser considerados hiatos.
Se liga: Esse é aquele conteúdo que você estuda no começo e nunca mais revisa por achar "fácil", eu confesso que tenho que estudar mais isso aqui!
- “usuárias” – Acento no “i” porque é uma paroxítona terminada em “a” seguida de “s”.
- “influência” – Acento no “e” porque é uma paroxítona terminada em “ia” seguida de “s”.
- “exercícios” – Acento no “i” porque é uma paroxítona terminada em “icio” seguida de “s”.
COMENTEM ABAIXO COMO ENTÃO FICARIA ESSA DIVISÃO SILÁBICA!
Agora, vamos ver as alternativas:
A. paroxítonas / ditongo crescente ou decrescente
Certa! As palavras são paroxítonas, e “influência” tem ditongo.
B. oxítonas / ditongo crescente ou decrescente
Errada! As palavras não são oxítonas, são paroxítonas.
C. oxítonas / ditongo crescente ou decrescente
Errada! Novamente, são paroxítonas, não oxítonas.
D. proparoxítonas / hiato crescente ou decrescente
Errada! Elas não são proparoxítonas, são paroxítonas.
A alternativa correta é a A.
ROAD TO TJ-PR!
- ■ A palavra "usuarias" pode ser classificada como , segundo a Moderna Gramática Portuguesa, 39ª edição (2019), de . Estas palavras terminam em um ditongo e podem ser divididas de duas maneiras: tratando o final como um ditongo (Brasil) ou como um hiato (Portugal). Por exemplo, , , , , , . Ambas as divisões são corretas e aceitas na língua portuguesa.
Deveria ter sido anulada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo