Recifes artificiais são verdadeiros berços para a multiplica...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288777 Biologia
Recifes artificiais são verdadeiros berços para a multiplicação e a preservação de espécies antes consideradas extintas ou em risco. Um exemplo é o mero que pode pesar de 250 a 400 quilos e medir até três metros.
Adaptado de https://oeco.org.br/reportagens/o-incrivel-mundo-submerso-no-litoral-do-parana-e-sua-rica-biodiversidade-preservada/

Osteíctes marinhos, como o mero, enfrentam problemas osmóticos no ambiente aquático. No mar, a pressão osmótica da água é superior à do sangue desses peixes, que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre os recifes artificiais serem berço de multiplicação e preservação de espécies em risco, exemplificando o mero. Pede-se a alternativa que explique os problemas no mar que peixes osteíctes marinhos como o mero sofrem pela maior pressão osmótica na água do que no sangue desses peixes. Os peixes são incluídos nos cordados, filo que representa indivíduos que possuem pelo menos em sua fase embrionária, uma notocorda, um sistema respiratório derivado da faringe, um sistema nervoso tubular, oco e dorsal, e uma cauda musculosa pós anal. Os peixes em geral realizam respiração através das brânquias, estruturas muito vascularizadas. As principais formas de reprodução são através da colocação de ovos (ovíparos e ovovíparos), ou dando luz a novos peixes (vivíparos), pela reprodução sexuada. Os osteíctes possuem quatro ou cinco pares de brânquias cobertas por uma estrutura óssea, o opérculo, que se movimenta e aumenta a circulação da água e de gases nas brânquias, e possuem um corpo hidrodinâmico adaptado morfologicamente para o ambiente aquático. O mecanismo de osmorregulação é caracterizado pelo controle da concentração de sais e água no organismo, para manter a quantidade necessária no seu funcionamento. Os peixes ósseos marinhos vivem em ambiente com muito sal e ingerem sal em excesso, então para não perder uma grande quantidade de água, eles são capazes de eliminar os excessos de sais pelas brânquias (transporte ativo) e produzir uma urina bastante concentrada e em pouca quantidade. Os peixes de água doce vivem onde a concentração de solutos no seu corpo é maior que no ambiente, então evitam perder água para manter a quantidade de sais necessários no organismo. Eles absorvem água e sais necessários pelas brânquias e excretam uma urina bastante diluída e abundante. A difusão simples ocorre quando moléculas se movem do meio de maior concentração para o de menor concentração (a favor de um gradiente de concentração); e a osmose ocorre quando o solvente se move do meio menos concentrado (hipotônico) para o mais concentrado (hipertônico). A pressão osmótica será maior quando há alta concentração de solutos na solução, e essa pressão será menor se a concentração também for menor. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2014; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

 
Fonte da imagem: site descomplica.com.br



Osteíctes marinhos, como o mero, enfrentam problemas osmóticos no ambiente aquático. No mar, a pressão osmótica da água é superior à do sangue desses peixes, que:


A) perdem água por osmose e ganham sais por difusão através das brânquias. Esses peixes bebem muita água do mar, para compensar a perda de água. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação dos sais por transporte ativo nas brânquias. CORRETA. Os peixes ósseos marinhos ingerem muita água (solvente – osmose) e sais (soluto – difusão), compensando a perda da água para o meio, e eliminam o excesso de sais ingeridos com a água pelas brânquias.



B) ganham água por osmose e perdem sais por difusão através das brânquias. Esses peixes bebem pouca água do mar, evitando a perda de sal. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação de água por transporte passivo nas brânquias. Incorreta. Esses peixes perdem água por osmose pela diferença de concentração de solutos, não ganham, e bebem muita água do mar. A eliminação de água pelas brânquias ocorre por transporte ativo.



C) ganham água por osmose e perdem sais por difusão através das brânquias. Esses peixes bebem muita água do mar, para compensar a perda de sal. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação de água por transporte ativo nas brânquias. Incorreta. Esses peixes perdem água por osmose pela diferença de concentração de solutos, não ganham.



D) perdem água por difusão e ganham sais por osmose através das brânquias. Esses peixes bebem muita água do mar, para compensar a perda de água. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação dos sais por transporte passivo nas brânquias. Incorreta. A perda de água nesses peixes ocorre por osmose (solvente) e o ganho de sais por difusão (soluto).


 

Gabarito do Professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Os peixes são animais que apresentam a capacidade de regular a quantidade de sais em seus tecidos de modo que seu corpo possa continuar em pleno funcionamento. Esses animais apresentam, portanto, capacidade de osmorregulação ou regulação osmoiônica."

Veja mais sobre "Osmorregulação nos peixes" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/osmorregulacao-nos-peixes.htm

"Osmorregulação em peixes ósseos marinhos: Os peixes de água salgada vivem em ambientes que apresentam uma quantidade muito superior de sais do que a quantidade presente em seu corpo. Caso não houvesse mecanismos de osmorregulação, o peixe perderia uma grande quantidade de água, o que afetaria a sobrevivência do organismo.

Para conseguir manter a quantidade de água e sais no interior de seu corpo, os peixes de água salgada ingerem uma quantidade considerável de água do mar e eliminam de maneira eficaz o excesso de sal. Essa eliminação ocorre pelas células presentes nas brânquias, que eliminam o excesso de sal por transporte ativo. A urina dos peixes marinhos é bem concentrada, diferentemente da urina dos peixes de água doce."

Veja mais sobre "Osmorregulação nos peixes" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/osmorregulacao-nos-peixes.htm

Alternativa A.

Osmose é a passagem de água e difusão é a passagem de solutos.

"eliminação dos sais por transporte ativo nas brânquias" São raros casos na biologia que a excreção de sais se dá por transporte passivo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo