Recifes artificiais são verdadeiros berços para a multiplica...
Adaptado de https://oeco.org.br/reportagens/o-incrivel-mundo-submerso-no-litoral-do-parana-e-sua-rica-biodiversidade-preservada/
Osteíctes marinhos, como o mero, enfrentam problemas osmóticos no ambiente aquático. No mar, a pressão osmótica da água é superior à do sangue desses peixes, que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Osteíctes marinhos, como o mero, enfrentam problemas osmóticos no ambiente aquático. No mar, a pressão osmótica da água é superior à do sangue desses peixes, que:
A) perdem água por osmose e ganham sais por difusão através das brânquias. Esses peixes bebem muita água do mar, para compensar a perda de água. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação dos sais por transporte ativo nas brânquias. CORRETA. Os peixes ósseos marinhos ingerem muita água (solvente – osmose) e sais (soluto – difusão), compensando a perda da água para o meio, e eliminam o excesso de sais ingeridos com a água pelas brânquias.
B) ganham água por osmose e perdem sais por difusão através das brânquias. Esses peixes bebem pouca água do mar, evitando a perda de sal. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação de água por transporte passivo nas brânquias. Incorreta. Esses peixes perdem água por osmose pela diferença de concentração de solutos, não ganham, e bebem muita água do mar. A eliminação de água pelas brânquias ocorre por transporte ativo.
C) ganham água por osmose e perdem sais por difusão através das brânquias. Esses peixes bebem muita água do mar, para compensar a perda de sal. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação de água por transporte ativo nas brânquias. Incorreta. Esses peixes perdem água por osmose pela diferença de concentração de solutos, não ganham.
D) perdem água por difusão e ganham sais por osmose através das brânquias. Esses peixes bebem muita água do mar, para compensar a perda de água. A manutenção da homeostase ocorre pela eliminação dos sais por transporte passivo nas brânquias. Incorreta. A perda de água nesses peixes ocorre por osmose (solvente) e o ganho de sais por difusão (soluto).
Gabarito do Professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Os peixes são animais que apresentam a capacidade de regular a quantidade de sais em seus tecidos de modo que seu corpo possa continuar em pleno funcionamento. Esses animais apresentam, portanto, capacidade de osmorregulação ou regulação osmoiônica."
Veja mais sobre "Osmorregulação nos peixes" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/osmorregulacao-nos-peixes.htm
"Osmorregulação em peixes ósseos marinhos: Os peixes de água salgada vivem em ambientes que apresentam uma quantidade muito superior de sais do que a quantidade presente em seu corpo. Caso não houvesse mecanismos de osmorregulação, o peixe perderia uma grande quantidade de água, o que afetaria a sobrevivência do organismo.
Para conseguir manter a quantidade de água e sais no interior de seu corpo, os peixes de água salgada ingerem uma quantidade considerável de água do mar e eliminam de maneira eficaz o excesso de sal. Essa eliminação ocorre pelas células presentes nas brânquias, que eliminam o excesso de sal por transporte ativo. A urina dos peixes marinhos é bem concentrada, diferentemente da urina dos peixes de água doce."
Veja mais sobre "Osmorregulação nos peixes" em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/osmorregulacao-nos-peixes.htm
Alternativa A.
Osmose é a passagem de água e difusão é a passagem de solutos.
"eliminação dos sais por transporte ativo nas brânquias" São raros casos na biologia que a excreção de sais se dá por transporte passivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo