A frase inteiramente correta é:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema da Questão: A questão aborda a concordância verbal e o uso de pronomes de tratamento, que são essenciais para uma comunicação formal em português.
Alternativa Correta: A alternativa A é a única que está inteiramente correta: “Vossa Excelência, Senhor Embaixador, está sendo aguardado no salão nobre, para a cerimônia de apresentação das credenciais.” Aqui, a concordância entre o pronome de tratamento “Vossa Excelência” e o verbo “está” está correta, pois o pronome é singular e exige o uso do verbo no singular.
Justificativa da Alternativa A: O uso de “Vossa Excelência” é adequado, pois se refere a uma pessoa de alta dignidade, e o verbo “está” concorda corretamente com o pronome. Além disso, a estrutura da frase é clara e correta, respeitando a norma culta da Língua Portuguesa.
Alternativas Incorretas:
B - “Vossa Senhoria bem sabeis, Senhor Diretor, que vós devereis determinar a ordem em que se apresentarão os conferencistas.” Nesta alternativa, o uso de “sabeis” e “devereis” está incorreto, pois “Vossa Senhoria” exige o uso do verbo na terceira pessoa do singular, ou seja, deveria ser “sabe” e “deverá”.
C - “Excelentíssimo Senhor Prefeito, vossas determinações estão sendo repassadas a seus funcionários, encarregados da execução dos serviços.” O erro aqui está no uso de “vossas” que se refere a “determinações”, mas “Excelentíssimo Senhor Prefeito” faz uso de um pronome de tratamento no singular. O correto seria “vossa” para concordar com “determinações” no plural.
D - “Dirigimo-nos a Vossa Senhoria, Senhor Governador, para expor as dificuldades que impedem a resolução dos problemas apontados no relatório que lhe entregamos.” Embora tenha uma estrutura correta, o erro está no uso do verbo “dirigir-se” que, na primeira pessoa do plural, deveria ser “dirigimo-nos” sem erro. Contudo, essa forma não é a mais adequada para o tratamento formal que se propõe.
E - “Se Vossa Senhoria quiserdes, estaremos ao vosso dispor para realizarmos a programação do evento.” O uso de “quiserdes” é errado, pois “Vossa Senhoria” exige a forma verbal na terceira pessoa do singular, que seria “quiser”.
Conclusão: A alternativa A é a única que respeita as normas de concordância e uso de pronomes de tratamento adequados. É fundamental ter atenção a essas regras em provas de concursos públicos, pois elas são frequentemente abordadas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
c)suas determinaçoesd)vossa excelencia
Comentário objetivo:
Quando se usam pronomes de tratamento, os verbos e os pronomes relativos mantêm-se SEMPRE na terceira pessoa. Basta lembrar do mais comum pronome de tratamento existente, VOCÊ.
Assim, as alternativas ficariam:
a) Vossa Excelência, Senhor Embaixador, está sendo aguardado no salão nobre, para a cerimônia de apresentação das credenciais. CORRETO! Basta substituir o pronome de tratamento VOSSA EXCELÊNCIA por VOCÊ: Você está sendo aguardado...
b) Vossa Senhoria bem sabeis SABE, Senhor Diretor, que vós devereis DEVERÁ determinar a ordem em que se apresentarão os conferencistas.
c) Excelentíssimo Senhor Prefeito, vossas SUAS determinações estão sendo repassadas a seus funcionários, encarregados da execução dos serviços.
d) Dirigimo-nos a Vossa Senhoria EXCELÊNCIA, Senhor Governador, para expor as dificuldades que impedem a resolução dos problemas apontados no relatório que lhe entregamos. Vossa Senhoria é utilizado para ofícios, correspondências e outros tratamentos cerimoniosos a pessoas comuns. Acho que o Governador não é uma pessoa comum né...
e) Se Vossa Senhoria quiserdes QUISER, estaremos ao vosso SEU dispor para realizarmos a programação do evento.
Vossa Senhoria - V. S.ª - Funcionários Graduados: Diretores, Coordenador, Presidente da empresa, etc.
Excelentíssimo deve ser utilizado apenas para os chefes dos 3 poderes. Caberia aqui o uso de Excelentíssimo para o Prefeito sendo ele o chefe do Executivo municipal?
Se alguém puder auxiliar, agradeço.
Prefeito é Vossa Excelência.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo