O aposematismo é uma estratégia de sobrevivência importante ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2288779 Biologia
O aposematismo é uma estratégia de sobrevivência importante para algumas espécies. Um exemplo dessa estratégia é encontrado
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre uma estratégia de sobrevivência que algumas espécies utilizam – aposematismo, e pede a alternativa com a indicação de um exemplo dessa estratégia. Um recurso muito utilizado por diversas espécies é a camuflagem, para que elas possam se proteger de predadores ou se esconderem ao permanecerem parados em um ambiente que eles se confundam, como o bicho-pau, bicho-folha e outros. O mimetismo é outro recurso utilizado entre espécies com o intuito de manter suas presas longe, copiando (evolutivamente) algumas cores vivas e chamativas de outras espécies, como a cobra coral verdadeira e a cobra coral falsa, que apresenta as mesmas cores da verdadeira. Existem alguns tipos de mimetismo:
Mimetismo defensivo – mimetismo batesiano, que consiste em copiar cores e características de outra espécie que possa causar um afastamento do predador ou não ter um paladar desejado, estratégia denominada como aposematismo; mimetismo mulleriano – grupo de espécies que utilizam das mesmas características de coloração para afastarem os predadores.
Mimetismo agressivo – o predador reproduz comportamentos inofensivos ou se disfarça de presa para facilitar o ataque. (ex. aranhas que se parecem com formigas)
Mimetismo reprodutivo – espécies que imitam comportamentos de outros sexos para vencer a competição pela reprodução. (ex. vespa macho imita a fêmea para afastar outros machos)
(Camuflagem, aposematismo e mimetismo. Disponível em https://www.preparaenem.com/biologia/camuflagem-ap.... Acesso em janeiro de 2024; Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

 

Um exemplo dessa estratégia é encontrado:


A) em associações entre bactérias fixadoras de nitrogênio e raízes de plantas formando bacteriorrizas. Incorreta. As associações entre raízes e bactérias fixadoras é uma relação ecológica harmônica de simbiose/mutualismo, onde as duas espécies se beneficiam da interação.

B) no caso do urutau (Nyctibius griseus), que dorme sobre a extremidade de árvores, ficando bem camuflado no vegetal. Incorreta. A camuflagem é um recurso onde a espécie (urutau) se camufla no ambiente para confundir os predadores, não se refere a
aposematismo.

C) em joaninhas de cores vermelho ou amarelo vivos, indicativas do seu sabor desagradável, o que afasta predadores. CORRETA. As joaninhas quando mostram cores indicativas que indicam serem palatáveis, elas mostram uma estratégia de mimetismo –
aposematismo – que consiste na imitação de cores de outra espécie para afastar possíveis predadores.

D) no caso do bicho-pau, cujo formato lembra os galhos das árvores as quais habitam. Incorreta. Esse recurso é a camuflagem, onde a espécie (bicho-do-pau) se camufla no ambiente para confundir os predadores, não se refere a
aposematismo.



Gabarito do Professor: C

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Também chamado de coloração de advertência, o aposematismo é uma adaptação que certas espécies adquirem ao longo de sua evolução para a sua defesa. Através do aposematismo essas espécies revelam cores vivas e marcantes, como uma forma de advertir seus possíveis predadores de seu gosto impalatável ou dos venenos que possui, como se quisessem dizer a eles: Não encostem em mim, pois posso lhes fazer mal.

c) em joaninhas de cores vermelho ou amarelo vivos, indicativas do seu sabor desagradável, o que afasta predadores.

A) simbiose / mutualismo

B) camuflagem

D) mimetismo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo