Acerca do conteúdo do texto, marque V para as afirmativas ve...
Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. Acontece que ela está sempre em movimento, certos usos - palavras ou construções - tomam o lugar de outros, de tal forma que o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala.
O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Por isso, ele seleciona aquilo que é mais adequado e condizente com o próprio espírito da língua, deixando de lado brincadeiras verbais, construções francamente empasteladas, aberrações, enfim.
Quando as formas são equivalentes, o dicionário deve registrá-las, e, quando muito, assinalar qual está sendo a preferência: a rigor/em rigor; às pressas/à pressa; a nível de/no nível de; sito à rua/na rua; ao invés de/em vez de; entrega a domicílio/em domicílio; TV a cores/em cores etc.
Não se encontram nos dicionários todas as palavras usadas numa língua. Os dicionários registram as palavras que são matrizes do idioma e só algumas das várias outras que podem ser delas derivadas. Por isso é que não se vê dicionarizado nenhum advérbio em “mente”, pois se sabe que para formar “admiravelmente”, por exemplo, basta conhecer o adjetivo “admirável”.
( ) Um dicionário só não armazena os termos de uma língua que surgiram depois de sua publicação.
( ) Os dicionários armazenam, prioritariamente, os termos que servem de base a outras palavras.
( ) Os dicionários, em alguns casos, orientam sobre as tendências no uso da língua. ( ) O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua.
A sequência está correta em :
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Existe ai uma pegadinha, o gabarito da banca está certo sim. .leiam com atenção o ENUNCIADO que diz "acerca do CONTEÚDO DO TEXTO" na nossa lógica o dicionário deve sim e serve de diretriz para o uso de uma língua, mas no texto acima não..inclusive eu errei essa questão na prova deste concurso por tbm seguir a "minha linha de raciocínio" e não a do texto, e a questão pede do texto. Bjus espero ter ajudado.
Sinceramente, não consegui enxergar a última opção como sendo falsa.
Pois pelo que entendi do texto é dever do dicionário sim, servir como diretriz de uma língua, vejamos o texto:
"O que o dicionário pode e DEVE fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Entendo que "ORIENTAR O USO no sentido da clareza, adequação e economia" = SERVIR DE DIRETRIZ.
Esse é o papel do dicionário, agora se ele será acatado ou não, são outros quinhentos..."O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala".
Com certeza erraria esta questão na prova, da mesma forma que a errei aqui.
Concordo que a resposta é D. O Gabarito só pode está errado
A pegadinha nessa questão, na minha opinião, está no significado da palavra diretriz.
Buscando isso no google achei: norma, critério, maneira de se proceder ou se portar, conduta, dentre outros.
Ou seja, a palavra "diretriz" não é bem o que o texto diz a respeito da utilidade do dicionário.
Vejam: "o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala."
"O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia."
Orientar, não é o mesmo que critério, norma, forma de se proceder.
Bom...foi isso que entendi.
Bons estudos e boa sorte!!!
A letra D é falsa pelos dizeres do texto: "Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo
usada, principalmente em sua forma escrita. O dicionário não decide nada - quem
decide é quem fala. " Logo, ele não é uma diretriz e sim um registro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo