Julgue os itens seguintes, com relação a SOA (Service-orient...
A arquitetura orientada a serviços é utilizada para interoperabilidade de sistemas heterogêneos por meio de conjunto de serviços fracamente acoplados. A orientação a serviços utiliza protocolos padrão e interfaces convencionais para facilitar o acesso à lógica de negócios e às informações entre serviços distintos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Ao analisarmos a afirmação, percebemos que ela descreve corretamente alguns dos princípios fundamentais da Arquitetura Orientada a Serviços (Service-oriented Architecture - SOA). Vamos entender cada parte da afirmação e porque ela é verdadeira:
A interoperabilidade é uma característica essencial da SOA, pois permite que sistemas distintos e heterogêneos — ou seja, sistemas que podem ser desenvolvidos em diferentes linguagens de programação, plataformas ou tecnologias — se comuniquem e trabalhem em conjunto. Isso é alcançado através de um conjunto de serviços fracamente acoplados, o que significa que os serviços são projetados de maneira a ter pouca ou nenhuma dependência uns dos outros, facilitando sua reutilização e manutenção.
Além disso, a SOA faz uso de protocolos padrão e interfaces convencionais, como por exemplo o protocolo HTTP e a linguagem de marcação XML, para a comunicação entre serviços. Esses padrões são amplamente aceitos e facilitam o desenvolvimento de serviços que podem ser facilmente consumidos por diferentes clientes e sistemas, promovendo a interoperabilidade e a integração de sistemas de forma eficiente.
Essa orientação ao uso de padrões abertos e interfaces bem definidas permite que a lógica de negócios e as informações sejam acessadas de forma desacoplada, contribuindo para um design de sistema modular e flexível. Portanto, a afirmação destacada na questão está correta, pois reflete os objetivos e práticas associados à SOA.
Em suma, a SOA é uma abordagem poderosa para o design de sistemas de informação que promove a interoperabilidade, reusabilidade e flexibilidade, suportando práticas de integração e desenvolvimento de software que são essenciais para a construção de sistemas corporativos complexos e escaláveis.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"A orientação a serviços é um meio de integração em sistemas distintos. A orientação a serviços usa protocolos padrão e interfaces convencionais — geralmente serviços Web — para facilitar o acesso à lógica de negócios e às informações entre serviços distintos."
http://www.microsoft.com/brasil/servidores/soa/about/whatis.aspx
A arquitetura de microsserviços é conhecida por promover um baixo acoplamento entre os serviços, tornando-os independentes entre si. Isso significa que cada microsserviço é responsável por uma funcionalidade específica ou um conjunto de tarefas e opera de forma autônoma.
O baixo acoplamento confere várias vantagens, como facilitar
- a manutenção,
- a implementação de novas funcionalidades e
- a escalabilidade,
visto que cada serviço pode ser desenvolvido, testado, implantado e escalado de forma independente. Além disso, a falha em um microsserviço não afeta diretamente os outros.
Quanto à distribuição, os microsserviços são, de fato, distribuídos, o que significa que podem ser implementados em diferentes servidores ou ambientes de execução para otimizar recursos e melhorar a disponibilidade e a resiliência do sistema.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo