Texto XIIQuem foi Fernão Dias, que dará nome a nova estação ...
Quem foi Fernão Dias, que dará nome a nova estação no metrô de São Paulo
A estação que antes iria se chamar Paulo Freire será rebatizada em homenagem ao bandeirante, associado a exploração predatória no Sudeste e à escravização de indígenas [...] Nascido em 1608, Fernão Dias Pais Leme era descendente direto dos primeiros imigrantes europeus de São Vicente, o que lhe fez dono de fazendas gigantescas na região que, hoje, compõe o território da capital paulista. Um dos nomes de maior destaque nas missões de exploração do interior do país atrás de recursos minerais, ele chegou a ser considerado o homem mais rico da província.
Fernão Dias participou da famosa bandeira ao sul do Brasil, comandada por Antônio Raposo Tavares em 1638. Nela, passou pelos atuais estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte do Uruguai, onde acabou com as reduções jesuíticas e submeteu milhares de indígenas à escravidão.
Disponível em https://revistagalileu.globo.com/sociedade/historia/noticia/2023/03/quemfoi-fernao-dias-que-dara-nome-a-nova-estacao-no-metro-de-sao-paulo.ghtml. Adaptado.
A homenagem apontada na reportagem do Texto XII atesta
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra D - a permanência da mitificação bandeirante nos marcos institucionais. Esta escolha nos mostra como ainda persiste a valorização da figura dos bandeirantes na cultura e memória histórica do estado de São Paulo, mesmo diante de um passado que inclui a exploração predatória e a escravidão de povos indígenas. A decisão de renomear a estação de metrô para Fernão Dias reflete essa continuidade em destacar figuras históricas controversas no âmbito dos espaços públicos e instituições.
É importante salientar que, ao longo da história brasileira, os bandeirantes, em sua busca por metais preciosos e riquezas, desempenharam um papel significativo na expansão territorial. No entanto, suas expedições também foram marcadas por violência e escravidão, o que gera debates sobre como essas figuras devem ser lembradas e honradas.
A recusa das alternativas A, B e C reside no fato de que a homenagem a Fernão Dias não se trata de responder ao apagamento histórico, resgatar heróis coloniais em detrimento de outros, ou refletir uma disputa regional. Ao invés disso, tal homenagem reforça a narrativa tradicional que enaltece os bandeirantes, perpetuando uma visão que muitas vezes ignora a complexidade e as consequências negativas de suas ações para muitos povos e culturas.
Fonte adaptada: revistagalileu.globo.com/sociedade/historia
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
help?
a historiografia tradicional Paulista exaltou os bandeirantes como heróis fundadores de SP e do país. no entanto estudos mais recentes procuraram desmistificar essa imagem construída indicando o quanto a ação dos bandeirantes esteve diretamente veiculada ao apresamento e escravização de indígenas. o texto fala sobre uma homenagem que seria feita a Paulo freire ser substituida por uma homenagem a um bandeirante. indicando assim, disputadas de memórias e ainda a permanecia desse mito de bandeirante heroico.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo