Embora o nome eletrocromatografia possa ser usado para o pro...
Embora o nome eletrocromatografia possa ser usado para o processo eletroforético porque, em alguns casos, como na cromatografia, o soluto é aplicado a um suporte e a migração das moléculas no campo elétrico é influenciada pelas propriedades adsortivas ou estéricas do suporte, a eletroforese foi descrita pioneiramente por Tiselius, na década de 1930, e definida como migração de espécies eletricamente carregadas em um condutor líquido, usualmente aquoso, sob a ação de um campo elétrico. Em relação a este processo de separação e purificação de macromoléculas, analise as seguintes afirmativas:
1. A eletroforese é usada para a separação de misturas complexas de substâncias como proteínas, ácidos nucléicos e polissacarídeos.
2. As propriedades das partículas e as características do sistema instrumental interferem na migração das partículas num sistema eletroforético.
3. A mobilidade de uma partícula (µ) na eletroforese é regida pela lei de Stokes e pode ser calculada a partir da equação µ = Q / 6πrn
4. Na lei de Stokes, Q representa a carga sobre a partícula, r é o raio da partícula e n é a viscosidade do meio.
5. O pH da solução a ser estudada determina a natureza da espécie, de forma que um pH ácido iria favorecer a protonação de centros básicos de uma proteína, resultando em uma molécula com carga positiva.
São verdadeiras as afirmativas: