O ciclo ideal simples para uma turbina a gás de aplicação na...
As condições para o ciclo ideal apresentado são definidas como: I - O processo de compressão e expansão do ar são isentrópicos. II - A variação de energia cinética do fluido de trabalho, entre a entrada e a saída de cada componente, não deve ser desprezada. III - O fluido de trabalho não apresenta a mesma composição em todo o ciclo e é considerado um gás perfeito com calor específico variável em cada componente da turbina. IV - A vazão da massa de gás é constante em todo o ciclo.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I - CORRETO. Ciclo ideal
II - Geralmente, no ciclo ideal, a energia cinética do fluido de trabalho é desprezada devido a sua baixa significância perante a energia térmica, embora, a velocidade na saída do jato possa atingir níveis supersônicos.
III - No ciclo ideal, o fluido de trabalho é considerado como sendo apenas AR, embora, seja queimado um combustível na câmara de combustão, admitindo-se apenas ar em todo o ciclo, i.e., o fluido de trabalho comporta-se como gás ideal em todo o ciclo. Outra hipótese muito utilizada para simplificar ainda mais a análise é a de que o ar tem calores específicos constantes, cujos valores são determinados à temperatura ambiente (25 °C). Quando essa hipótese é utilizada, as hipóteses do padrão a ar são chamadas de hipóteses do padrão a ar frio. Um ciclo ao qual se aplicam as hipóteses do padrão a ar frequentemente é chamado de ciclo padrão a ar.
IV - CORRETO. No ciclo ideal, o gás ideal é o ar ao longo de todo o ciclo. O acréscimo de massa devido a combustão não é considerada.
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo