Releia o trecho a seguir. “[...] em atividades desenvolvida...
Leia o texto a seguir, para responder a questão de 1.
TEXTO
Seleções do Futuro
O Programa Seleções do Futuro visa incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação esportiva em futebol para crianças e adolescentes (6 aos 17 anos), buscando garantir com qualidade o direito constitucional ao esporte, por meio da implantação de núcleos de futebol de base, masculino e feminino, em todo o território nacional.
Importante reforçar que o Programa Seleções do Futuro, em seu aspecto conceitual, está alinhado com a Lei Pelé em seu Art. 3º IV, a qual caracteriza o desporto de formação pelo fomento e aquisição inicial dos conhecimentos desportivos que garantam competência técnica na intervenção desportiva, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento qualitativo e quantitativo da prática desportiva em termos recreativos, competitivos ou de alta competição, esse último caso pertinente.
O valor público gerado pelo Programa Seleções do Futuro está associado com a possibilidade de gerar condições e oportunidades para a prática da modalidade futebol, ao desenvolver ações no sentido de contribuir para a formação e qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde).
Seleções do Futuro em números
• Convênios vigentes: 30 municípios
• Público atendido: 6.800 crianças e jovens
• Valor empenhado: R$ 6.420.381,55
Funcionamento do Programa:
• Implantação de “núcleos de futebol de base”, compostos por 200 beneficiados, em atividades desenvolvidas no contraturno escolar.
• A cada beneficiado será assegurada atividades com frequência mínima de duas vezes na semana, com no mínimo de 90 minutos diários e em dias alternados (total de 3h semanais – 12h/aula/mês).
• Fornecimento de equipamentos necessários para a prática desportiva: Camisa, calção, meião e chuteira.
Disponível em: https://bityli.com/Wtc3c.
Acesso em: 9 ago. 2021 (adaptação).
“[...] em atividades desenvolvidas no contraturno escolar.”
A palavra destacada foi formada pelo processo conhecido como
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - prefixação.
O tema central da questão é a formação de palavras na língua portuguesa, um dos aspectos estudados na morfologia. A questão testa o conhecimento do aluno sobre os processos pelos quais novas palavras são formadas.
Vamos entender o conceito de prefixação:
Na língua portuguesa, a prefixação é um processo de formação de palavras que consiste em adicionar um prefixo a uma palavra já existente. No caso da palavra "contraturno", temos:
- Prefixo: contra-
- Radical: turno
Assim, "contraturno" é formada pela adição do prefixo "contra-" ao radical "turno", o que justifica a escolha da alternativa D.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Composição por aglutinação: Este processo envolve a fusão de duas ou mais palavras em uma nova, com perda fonética. Exemplo: "planalto" (plano + alto). Não é o caso de "contraturno".
B - Hibridismo: Refere-se à formação de palavras a partir de elementos de línguas diferentes. Exemplo: "automóvel" (grego "auto" + latim "mobilis"). "Contraturno" não se encaixa neste processo.
C - Sufixação: Este processo ocorre quando um sufixo é adicionado ao radical. Exemplo: "alegria" (alegr- + -ia). "Contraturno" não envolve a adição de um sufixo, mas sim de um prefixo.
Portanto, a análise detalhada dos processos de formação de palavras nos leva à certeza de que a prefixação é o método correto aplicado a "contraturno".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Várias questões que pedem para avaliar a palavra destacada, mas a palavra não está destacada pelo qconcurso, não tem como resolvermos as questões se não soubermos qual é a palavra que deveria estar destacada.
Palavra destacada: contraturno
Derivação por prefixação.
Não seria por Justaposição ?
No caso a palavra contra = ato contrário e Turno = período, se juntando para formar contraturno ?
A questão é sobre processo de formação de palavras e quer saber qual o processo presente na palavra destacada em “[...] em atividades desenvolvidas no contraturno escolar”. Vejamos:
.
A) composição por aglutinação.
Errado.
Composição por aglutinação: quando unimos dois ou mais vocábulos ou radicais e há perda ou transformação. Ex.: planalto (plano + alto), petróleo (petra + óleo), pontiagudo (ponta + agudo)
.
B) hibridismo.
Errado.
Hibridismos: são palavras em cuja formação entram elementos de línguas diferentes. São exemplos de palavras híbridas: monocultura (mono + cultura, grego e latim), alcoômetro (álcool + metro, árabe e grego), lactômetro (lact + metro, latim e grego), televisão (tele + visão, grego e latim), automóvel (auto + móvel, grego e latim), abreugrafia (Abreu + grafia, português e grego)
.
C) sufixação.
Errado.
Derivação sufixal ou sufixação: quando acrescentamos o sufixo à palavra primitiva, que pode sofrer alteração de significado ou mudança de classe gramatical. Ex.: riso (substantivo) risonho (adjetivo)
.
D) prefixação.
Certo. Em "contraturno", há uma prefixação, já que foi acrescentado o prefixo "contra" ao radical "turno". Vale destacar que aqui não ocorre composição por justaposição, pois como "contra" é preposição, ela não é considerada como radical. As preposições e conjunções não são vistas como radicais.
Derivação prefixal ou prefixação: quando acrescentamos o prefixo à palavra primitiva, que fica com o seu significado alterado. Ex.: Leal, desleal.
.
Gabarito: Letra D
Acertei, porém terá pessoas que confundirão com justaposição!
Gabarito:D
PMPI, vai que cole!"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo