Um menino com três anos de idade foi encaminhado p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q507530 Enfermagem
Um menino com três anos de idade foi encaminhado para internação em um hospital pediátrico. A enfermeira que o recebeu identificou, na sua consulta, anasarca (+++/+4), pele fria, palidez intensa (+++/+4), abdome ascítico e equimose em região mesogástrica. A criança refere dor abdominal à palpação e apresenta tosse cheia. A mãe relata mudança de humor e urina "bastante espumosa". Os sinais vitais apresentam: pressão arterial: 90x60mmHg, T: 37.2ºC, FR=30mrpm.
No cuidado dessa criança, o auxiliar de enfermagem, no momento da admissão, deve priorizar
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - o repouso no leito com decúbito elevado.

Vamos analisar o cenário apresentado: um menino de três anos com sintomas importantes como anasarca, que é um inchaço generalizado, abdome ascítico, que indica acúmulo de líquido no abdômen, e equimose na região mesogástrica. Além disso, a urina espumosa sugere uma perda importante de proteínas, o que pode indicar uma síndrome nefrótica ou outra condição renal grave. A pressão arterial está normal, mas a criança apresenta palidez intensa e dor abdominal, o que requer atenção especial.

No cuidado dessa criança, é crucial priorizar o repouso no leito com decúbito elevado. Esta intervenção ajuda a melhorar o retorno venoso e pode aliviar a dor e o desconforto abdominal, além de promover o bem-estar geral da criança, que está fragilizada.

Justificativa das Alternativas:

A - Repouso no leito com decúbito elevado: Esta é a alternativa correta, pois promove alívio dos sintomas, ajuda na circulação e diminui o esforço cardíaco, importante em crianças com edema generalizado. O decúbito elevado também facilita a respiração, o que é relevante dado que a criança apresenta tosse.

B - A realização de compressa morna no local da equimose: Esta medida não é prioritária e pode até ser contraindicada dependendo da causa da equimose. Compressas mornas não atuarão sobre as causas principais dos sintomas apresentados, como anasarca ou dor abdominal.

C - O controle rigoroso de pressão arterial: Embora monitorar a pressão arterial seja importante, neste caso específico, a pressão está dentro dos limites normais para a idade da criança. Portanto, não é a prioridade principal no momento da admissão.

D - A punção de um acesso venoso periférico: Embora importante para a administração de fluidos ou medicamentos, a punção venosa não é a prioridade imediata no momento da admissão, especialmente considerando que o repouso e o alívio dos sintomas são mais urgentes.

Ao analisar a condição da criança pela descrição, é fundamental dar atenção ao repouso no leito como primeira medida. Outras intervenções serão importantes, mas não devem preceder o atendimento à necessidade mais imediata do paciente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo