Uma senhora apresentou ao farmacêutico a prescrição de albe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q700078 Farmácia

Uma senhora apresentou ao farmacêutico a prescrição de albendazol comprimido, o qual será administrado, em dose única de 400 mg, à sua filha de cinco anos de idade. Ela questionou o farmacêutico sobre a possibilidade de troca do comprimido por um xarope e se haveria problemas na ingestão desse medicamento juntamente com alguma refeição. Ao consultar a farmacopeia brasileira, o farmacêutico constatou que o referido fármaco é praticamente insolúvel em água.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item a seguir.

A partir da informação fornecida na farmacopeia sobre o albendazol, é correto concluir que esse fármaco não pode ser apresentado em forma farmacêutica líquida, como um xarope.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre a possibilidade de trocar um comprimido de albendazol por uma forma líquida, como um xarope. A senhora está preocupada com a administração do medicamento para sua filha e quer saber se essa troca é possível, além de perguntar sobre a ingestão com alimentos.

O ponto central da questão é compreender a solubilidade do albendazol e como isso influencia sua forma farmacêutica. O albendazol é descrito como praticamente insolúvel em água, o que significa que ele não se dissolve facilmente em líquidos.

A alternativa correta para essa questão é Errado (E).

Vamos entender o porquê:

Justificativa da alternativa correta:

Apesar de o albendazol ser praticamente insolúvel em água, isso não impede que seja formulado em uma forma líquida, como xarope. Existem técnicas em farmacotécnica que permitem a suspensão de substâncias insolúveis em líquidos, tornando possível a criação de medicamentos líquidos mesmo quando o princípio ativo não é solúvel em água.

Essas técnicas incluem o uso de suspensões, onde o medicamento é disperso em um líquido, permitindo a administração oral de forma líquida. Portanto, a afirmação de que o albendazol não pode ser apresentado em forma líquida é incorreta.

Análise da alternativa incorreta:

A opção Certo (C) é inadequada porque, apesar da baixa solubilidade do albendazol em água, é possível sim apresentar o medicamento na forma de xarope. A forma líquida pode ser uma opção viável e é frequentemente usada em medicamentos pediátricos para facilitar a administração.

Portanto, ao analisar a questão e a informação fornecida pela farmacopeia, concluímos que a afirmação tem um entendimento incorreto sobre a possibilidade de formas líquidas para medicamentos insolúveis em água.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pode ser apresentado como uma Suspensão.

desnecessária essa questão imensa

Pode ser apresentado como um xarope?????

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo