Segundo o Código de Ética Médica, através da Resolução do Co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q263554 Medicina
Segundo o Código de Ética Médica, através da Resolução do Conselho Federal de Medicina no 1931, de 17 de Setembro de 2009, o médico poderá

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Renunciar ao atendimento no caso de ocorrência de fatos que prejudiquem a boa relação médico-paciente ou o pleno desempenho profissional, desde que comunique previamente ao paciente ou seu representante legal, repassando as informações ao médico que lhe suceder.

A alternativa B está em consonância com o Código de Ética Médica, que permite ao médico renunciar ao atendimento quando fatores externos prejudicam o relacionamento com o paciente ou seu desempenho profissional. Isso é importante para garantir que o atendimento médico seja sempre realizado com qualidade e respeito. A condição é que haja uma comunicação prévia ao paciente ou representante legal, e que as informações sejam devidamente repassadas ao médico substituto, garantindo assim a continuidade do cuidado.

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal, mesmo que não tenha realizado pessoalmente o exame, é contrário ao Código de Ética Médica. O médico deve realizar pessoalmente ou supervisionar diretamente tais procedimentos para garantir a veracidade e precisão dos laudos.

Alternativa C: Ser assistente técnico em perícias judiciais de empresa em que atue ou tenha atuado configura um conflito de interesses. O Código de Ética Médica visa evitar situações em que o médico possa ser influenciado por interesses pessoais ou empresariais, comprometendo a imparcialidade de sua atuação.

Alternativa D: Utilizar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos em clínica privada, mesmo que seja funcionário de instituição pública, não é permitido. Essa prática pode configurar um uso indevido de recursos públicos para fins privados, o que fere a ética profissional.

Alternativa E: Negar-se a realizar junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou seu representante legal vai contra o direito do paciente de buscar uma segunda opinião, assegurando que ele receba o melhor diagnóstico e tratamento possíveis.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 a) assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal, mesmo que não tenha realizado pessoalmente o exame, mas tenha delegado a função para profissional médico de sua confiança. ERRADO. Art 92.

 b) renunciar ao atendimento no caso de ocorrência de fatos que prejudiquem a boa relação médico paciente ou o pleno desempenho profissional, desde que comunique previamente ao paciente ou seu representante legal, repassando as informações ao médico que lhe suceder. CERTO. Art 43, §1º.

 c) ser assistente técnico em perícias judiciais de empresa em que atue ou tenha atuado. ERRADO. Art 93.

 d) utilizar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados em clínica privada, desde que seja funcionário de instituição pública.  ERRADO. Art 82.

 e) negar-se a realização de junta médica ou segunda opinião solicitada pelo paciente ou por seu representante legal. ERRADO. Art 39

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo