“Na visão de Lovelock, até 2020, secas e outros extremos cl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: CETREDE Órgão: JUCEC Prova: CETREDE - 2014 - JUCEC - Advogado |
Q669983 Português
“Na visão de Lovelock, até 2020, secas e outros extremos climáticos serão lugar-comum.” (linha 10). Na frase acima transcrita, o uso da primeira vírgula, após o nome “Lovelock”, se justifica para:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito D: Nas duas próximas frases, a vírgula é obrigatória, pois separa um predicativo do sujeito: “Satisfeitos com a explicação, os alunos ficaram.” / “O ex-presidente Lula, de 67 anos, governou o Brasil por 8 anos.”.
3) A vírgula é facultativa entre o complemento de um verbo e logo após um adjunto adverbial.
– Nossos alunos ficaram exercitando questões de vírgula ontem à noite.
– Nossos alunos ficaram exercitando questões de vírgula, ontem à noite.
Cuidado!!!
1) Um advérbio só, como o não ou o nunca antes do verbo, modificadores intrínsecos do verbo, jamais é separado por vírgula: Eu não vou mais errar esta questão. / Nunca errarei esta questão.
2) Se o adjunto adverbial de curta extensão (normalmente formado por um ou dois vocábulos) estiver deslocado em qualquer posição na frase, a vírgula será facultativa também: “De fato estes alunos são mais interessados.” ou “De fato, estes alunos são mais interessados.”. Celso Cunha diz que a vírgula é facultativa entre o adjunto adverbial (mesmo não sendo de curta extensão) no início da oração e o verbo: “Por cima daquele prédio(,) formavam-se muitas nuvens.”. Esta questão de curta ou longa extensão às vezes é subjetiva... para variar...
4) A vírgula não pode ser usada entre um substantivo e seu complemento nominal ou adjunto adnominal.
– Todos os alunos, daquele professor entenderam a explicação.
Obs.: Em títulos de livros seguidos de nomes de autores, o adjunto adnominal vem sempre entre vírgulas: “O ‘Dom Quixote’, de Cervantes, é a grande obra prima espanhola do maneirismo.”. Só conheço essa exceção.

 

PESTANA (2012)

Gab D

 

ADJUNTO ADVERBIAL: É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). Nesse contexto, o adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio.

 

O adjunto adverbial deslocado vem acompanhado de vírgula ou, separado por vírgulas, se estiver deslocado no meio da frase: «Na escola, todos sabem que é proibido o uso de celular.» «Todos sabem que, na escola, é proibido o uso de celular.»

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo