− Ã-hã, quer entrar, pode entrar... Mecê sabia que eu moro a...
− Ã-hã, quer entrar, pode entrar... Mecê sabia que eu moro aqui? Como é que sabia? Hum, hum...Cavalo seu é esse só? Ixe! Cavalo tá manco, aguado. Presta mais não.
(João Guimarães Rosa. Trecho de "Meu tio o Iauaretê", adaptado. Estas estórias, Rio de Janeiro, José Olympio, 1969, p.126)
Observando-se a variedade linguística de que se vale o falante do trecho acima, percebe-se uso de
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: D
A) linguagem marcada por construções sintáticas complexas e inapropriadas para o contexto, responsáveis por truncar a comunicação e dificultar o entendimento.
- O excerto nos dado se faz simplório no que tange à sua construção textual, isto é, em razão do ambiente comunicacional em que o interlocutor se encontra, o nível de linguagem não é dotado de complexidade ou de tecnicidade. Prova disso são elementos como: "Ã-hã(...)Ixe(...)Presta(...)".
- Ademais, ao se discutir sobre as variações de uso da língua, não há o que se declarar como sendo "certo" ou "errado", "melhor" ou "pior". Cada variação linguística é demandada para seu devido contexto situacional.
B) linguagem formal, utilizada pelas pessoas que dominam o nível culto da linguagem, sendo, portanto, adequada à situação em que o falante se encontra.
- De modo algum: como já explicitado na alternativa anterior, o texto apresenta gírias e interjeições que o fazem não ser formal.
C) gírias e interjeições, como ixe e aguado, prioritariamente utilizadas entre os jovens, sendo, assim, incompatíveis com a situação em que o falante se encontra.
- Vide primeira alternativa, essa conceituação não se faz correta. O uso dessa linguagem mais "despreocupada" é compatível com ambiente em que interlocutor se encontra. Não existe "certo" ou "errado", existe uso correto para cada determinado contexto.
D) coloquialismos e linguagem informal, como mecê e tá, apropriados para a situação de informalidade em que o falante se encontra.
- Perfeito. A alternativa não menospreza a variação linguística utilizada pelo personagem textual e reafirma tudo aquilo que vos expliquei neste comentário.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo