A eventual contratação de engenheiros ingleses e venezuelano...
grandes agregados - é fundamental à compreensão do
funcionamento das economias de mercado. Acerca desse assunto,
julgue os itens subseqüentes.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (9)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O PIB sofreria expansão porque a contratação se refletiria em aumento da produção interna (não importando se ela é decorrente da atuação de nacionais ou de estrangeiros). A Renda Nacional Bruta (equivalente ao Produto Nacional Bruto, pela equivalência das óticas de mensuração), por sua vez, não se alteraria, porque é uma variável associada unicamente à produção feita por nacionais do Iraque, por iraquianos.
Redação ambígua, o referente semântico pode ser qualquer um. Esse faz referencia a algo já citado, temos três países: Iraque, Inglaterra e Venezuela, daí posso deduzir: altera o PIB do Iraque e não altera PNb deste país- referente semântico próximo-,mas altera desse país (inglaterra e Venezuela).
Considerando que os salários pagos aos engenheiros estrangeiros é muito menor do que os lucros auferidos pelas empresas iraquianas com o trabalho desses mesmos engenheiros, então aumentarão o PIB e a RNB do Iraque. Além disso, parte desse salário será inevitavelmente consumido no Iraque. Não faz sentido supor que o delta pib = delta rnb, muito pelo contrário, delta pib >> delta rnb
A produção altera o PIB do país em que está sendo produzida e a renda do país de origem dos trabalhadores, pois se considera que os trabalhadores vão mandar a renda para o país de origem, portanto, no caso da questão, altera o PIB do Iraque e a RNB da Venezuela e da Inglaterra.
PIB - está ligado ao território
RNB - ligada à nacionalidade dos trabalhadores
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo