A junção PN é a base para a construção de vários dispositiv...
Ao aplicar uma fonte de tensão a uma junção PN, conforme mostrado na Figura acima, se a tensão for
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém me explica qual o erro do item D?
O ponto de contato entre os materiais P (majoritariamente formado por lacunas/buracos) e N (majoritariamente formado por elétrons) é chamado de junção. Na junção, existe a tendência de os elétrons do material N preencherem as lacunas do material P e vice-versa, processo conhecido como difusão de elétrons e difusão de buracos/lacunas, respectivamente.
Dessa forma, o material tipo N começa a ficar com uma deficiência de elétrons e, consequentemente, com carga positiva. O mesmo raciocínio vale para o material tipo P, que começa a ficar com uma deficiências de lacunas/buracos e fica com carga negativa. Esse processo ocorre formando um campo elétrico devido à presença de íons negativos e positivas, até que, em um determinado momento, encontra o equilíbrio. A região que contém esse átomos ionizados e, portanto, desprovida de cargas livres é chamada de região de depleção e a tensão associada a esse campo elétrico da região de depleção é conhecida como barreira de potencial.
Agora que temos o conhecimento básico de uma junção PN, analisemos as alternativas:
a) Caso a tensão VD seja negativa, a junção PN estará polarizada reversamente e, é claro, não conduzirá (não estamos levando em consideração a corrente de saturação e corrente superficial de fuga). Basicamente o que ocorre é que a bateria cede elétrons para o material tipo P e atrai os elétrons do material tipo P. Isso ocorre até que a barreira de potencial tenha a mesma tensão da fonte. (Errada)
b) Caso a tensão VD seja negativa, ocorre exatamente o contrário. A barreiral de potencial possuirá a mesma tensão da fonte de tensão VD. (Errada)
c) Caso a tensão VD seja positiva, a junção estará polarizada diretamente e conduzirá. O polo positivo atrai os elétrons de valência do material tipo P (empurra as lacunas/buracos para a junção) e o polo negativo repele os eletrons livres do material tipo N (empurra os eletrons para a junção). Esse processo faz com que a barreira de potencial diminua, ou seja, diminui a região de depleção, permitindo a passagem de corrente. (Errada)
d) Como dito no item C, caso VD seja positivo, a tendência é a diminuição da região de depleção. Isso quer dizer que o campo elétrico associado à região também diminuirá. (Errada)
e) A alternativa é verdadeira, pois mesmo que não exista tensão aplicada, a junção PN possuirá um campo elétrico devido à interação na junção dos materiais tipo P e N. (Verdadeiro)
A corrente de deriva é um termo usado para descrever a corrente elétrica que flui através de um diodo quando ele está polarizado reversamente, ou seja, quando a tensão aplicada ao diodo é oposta à polarização normal do dispositivo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo