Leia os seguintes enunciados retirados de um texto de Joana ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686455 Português
Leia os seguintes enunciados retirados de um texto de Joana de Angelis (www.facebook.com/ joannadeangelisreformaintima) e marque a alternativa na qual o “A(AS)” NÃO deveria ter acento indicativo de crase.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina: Isso acontece porque antes de palavra masculina não ocorre o artigo “a”.

gabarito C

Professora de Português

Compartilhar 

forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase. A locução à todos, com acento indicador de crase, está errada.

Todos é um pronome indefinido, plural e masculino, que se refere a todas as pessoas, sendo sinônimo de toda gente e todo mundo.

  • Agradecemos a todos pela ajuda.
  • Desejamos a todos um bom fim de semana.
  • Pedimos a todos que se retirem.
  • Boa noite a todos!
  • Obrigada a todos!

A dúvida entre o uso ou não do acento indicador de crase ocorre frequentemente com verbos cuja regência é feita com a preposição a, indicando a quem algo se refere, como agradecer a, pedir a, dedicar a.

Na língua portuguesa, a crase é a contração de duas vogais iguais, sendo representada com acento grave. A contração mais comum é a da preposição a com o artigo definido feminino a: a + a = à. 

No caso da locução a todos não ocorre crase porque, embora se utilize a preposição a, não ocorre contração, dado não haver um artigo definido com o qual contrair. Primeiramente porque seria errado usar o artigo definido feminino a antes de uma palavra masculina e plural. Em segundo lugar e mais importante, porque não se utilizam artigos definidos antes de pronomes indefinidos e a palavra todos é um pronome indefinido.

O correto a dizer para esse gabarito:

Não ocorre crase antes de pronomes indefinidos.

Não usamos crase diante de pronomes indefinidos. “Gratidão a todos os órgãos do meu corpo que funcionam em plena harmonia e perfeição.” Já vi muita gente escrevendo à todas além de estar errada por ser pronome indefinido, o a tá no singular e todas no plural, logo sem possibilidades de crase! (Gab C)

Não usamos crase diante de pronomes indefinidos. 

Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo