Um jovem de 20 anos é levado por familiares à UBS devido a u...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2540291 Psiquiatria
Um jovem de 20 anos é levado por familiares à UBS devido a um quadro de agitação psicomotora, irritabilidade e aumento considerável de sua energia e produção de discurso, em intensidade crescente há 8 dias. A mãe relata que, há 15 dias, o rapaz vem se comportando, progressivamente, de maneira “paranoica”, acreditando estar sendo perseguido por membros de uma milícia do bairro em que mora. Por isso, tem faltado às aulas da faculdade e passa noites em claro enviando e-mails para editoras de livros querendo que publiquem uma obra que escreveu nesse período. A família descarta a possibilidade do uso de drogas, medicamentos, nega traumas recentes e outros problemas de saúde conhecidos, exceto um episódio não confirmado de depressão, provocado após um término de namoro. Diante desse cenário, qual é o provável diagnóstico psiquiátrico e a conduta medicamentosa imediata mais adequada ainda na UBS, considerando que todas as opções de medicamentos abaixo estejam disponíveis para serem feitas pela melhor via possível e que o objetivo da família é leva-lo para um PS psiquiátrico assim que esteja mais calmo?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - Bipolaridade tipo 1 – haloperidol + prometazina.

O tema central da questão é o diagnóstico e a conduta medicamentosa adequada para um quadro agudo de mania em um paciente jovem com Transtorno Bipolar.

O Transtorno Bipolar tipo 1 é caracterizado por episódios maníacos ou mistos, muitas vezes acompanhados por episódios depressivos. Neste caso específico, o paciente apresenta sintomas clássicos de mania, como agitação psicomotora, irritabilidade, aumento da energia e da produção de discurso, além de comportamentos paranoicos e ideias grandiosas.

Vamos analisar as alternativas para compreender as razões pelas quais a alternativa C é a mais apropriada:

A - Bipolaridade tipo 1 – clorpromazina + diazepam: Embora a clorpromazina seja um antipsicótico eficaz, pode não ser a melhor escolha em situações de emergência devido ao seu perfil de efeitos colaterais. O diazepam é um benzodiazepínico que ajuda na sedação, mas não é o mais indicado para controle de mania aguda.

B - Bipolaridade tipo 2 – prometazina + midazolam: Primeiro, o diagnóstico está incorreto, pois o quadro é mais compatível com Bipolaridade tipo 1. Prometazina é um sedativo, mas não trata a causa subjacente da mania, e midazolam é um benzodiazepínico usado para sedação rápida, mas não é adequado para o tratamento de longo prazo de mania.

C - Bipolaridade tipo 1 – haloperidol + prometazina: Correto. O haloperidol é um antipsicótico típico potente e de ação rápida, eficaz no controle de sintomas maníacos e psicóticos. A prometazina ajuda a potencializar a sedação, auxiliando na contenção do paciente até que ele possa ser transferido para um serviço especializado.

D - Bipolaridade tipo 2 – diazepam + midazolam: Novamente, o diagnóstico está incorreto. Ambos são benzodiazepínicos e não são adequados para tratar a mania aguda. Eles podem sedar o paciente, mas não tratam eficazmente os sintomas maníacos.

E - Bipolaridade tipo 2 – lurasidona: A lurasidona é um antipsicótico atípico utilizado no manejo de transtornos bipolares, mas seu uso não é indicado em crises agudas de mania. Além disso, o diagnóstico está incorreto.

Portanto, a conduta medicamentosa mais adequada é a administração de haloperidol e prometazina, conforme a alternativa C. Essa combinação é eficaz para controlar rapidamente os sintomas agudos de mania e agitação psicomotora, permitindo que o paciente seja estabilizado e posteriormente encaminhado para um serviço psiquiátrico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo