Ao passar pelo médico geriatra do posto de saúde, Ana, 78 a...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2089704 Não definido
Ao passar pelo médico geriatra do posto de saúde, Ana, 78 anos, se queixa de duas perdas: de memória e da força das pernas. Ela refere piora depois da última internação por infecção urinária, em que permaneceu por dez dias no hospital. Após examiná-la, o médico afirma que Ana tem um processo de sarcopenia em curso e que algumas medidas devem ser realizadas para não piorar ainda mais essa situação. Considerando as informações hipotéticas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A redução no tamanho das fibras é intensa quando comparadas à redução na massa muscular; daí, postular-se sobre redução no tamanho e no número de fibras e distúrbios músculo/esqueléticos presentes nessa população.
( ) A prevalência de incapacidade e dependência funcional é maior em idosos e está intimamente associada à redução da massa muscular, que ocorre, até mesmo, em indivíduos saudáveis.
( ) A sarcopenia parece decorrer da interação complexa de distúrbiosda inervação; diminuição de hormônios; aumento de mediadores inflamatórios; e, alterações da ingestão proteico-calórica que ocorrem durante o envelhecimento.
( ) A perda de massa e força muscular é responsável pela redução de mobilidade e pelo aumento da incapacidade funcional e dependência. Quando associada à fragilidade, tal perda gera custos econômicos e sociais.
( ) Outros indicadores da síndrome de fragilidade, a qual a sarcopenia faz parte, incluem perda de peso recente, especialmente da massa magra; autorrelato de fadiga; quedas frequentes; fraqueza muscular; diminuição da velocidade da caminhada; e, redução da atividade física, todos relacionados ao desempenho do sistema músculo/esquelético.
( ) A redução da ingestão alimentar, a “anorexia do envelhecimento”, é fator preponderante no desenvolvimento e progressão da sarcopenia.
A sequência está correta em
Alternativas