Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1686459 Redação Oficial

Analise as proposições sobre o emprego do e-mail na redação oficial e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, responda o que se pede.


( ) Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada. Nesse sentido, o meio de comunicação muito empregado na Redação Oficial passou a ser o e-mail.

( ) Os textos dos e-mails usados nas redações oficiais, devem conter clareza, pois o destinatário precisa entender o texto. A falta de clareza pode causar transtornos na informação.

( ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial.

( ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial.

( ) O assunto do e-mail deve ser redigido de forma clara e em campo específico e deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao correio eletrônico (e-mail).


(V) De acordo com o Manual de Redação, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. Portanto, esta afirmativa é verdadeira.
(V) Sendo o e-mail considerado um documento oficial, assim como o ofício, a orientação do Manual de Redação é que o uso de linguagem seja compatível com uma comunicação oficial. Desse modo, é preciso que o texto seja claro, que é um dos atributos da redação oficial e, assim, esta afirmativa é verdadeira.
(F) De acordo com o Manual de Redação, para que o e-mail tenha valor documental é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente. Entretanto, se o destinatário não reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital, será obrigatória a repetição do ato por meio de documento físico assinado. Sendo assim, inferimos que o e-mail não será aceito em qualquer comunicação oficial e, portanto, esta afirmativa é falsa.
(V) A justificativa desta alternativa é exatamente a mesma da afirmativa anterior: se o destinatário não reconhecer como válido o e-mail sem certificação digital, será obrigatória a repetição do ato por meio de documento físico assinado. Assim, esta afirmativa é verdadeira.
(V) Conforme explica o Manual de Redação, o assunto deve ser o mais claro e específico possível, relacionado ao conteúdo global da mensagem, também deve ser informado em campo específico do e-mail. Por fim, sendo ele um documento oficial, deve obrigatoriamente fazer o uso de linguagem compatível, ou seja, formal. Desse modo, identificamos que esta afirmativa é verdadeira.

Com base na análise acima, verificamos que a única alternativa que responde este item é a letra B.



Gabarito da professora: Letra B



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: B

6.4 Correio eletrônico (e-mail)

6.4.1 Definição e finalidade

A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.

Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública. 

O item 3° está Errado,

Pois expressa que o e-mail pode ser utilizado EM QUALQUER comunicação oficial.

Um Telegrama, por exemplo, não é enviado por e-mail.

Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais ((V) até aqui certo), por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial ((( Fallso ))).

Qualquer equivoco é só falar aqui

O item 3 é falso e não correto como afirma o colega M santos

Não sei se foi erro de digitação, mas a questão está toda errada. Em uma frase da acertiva diz: "Com as novas tecnologias a prática de produzir alguns documentos impressos tem sido muito utilizada", na outra fala que o meio digital vem sendo empregado. Ou seja, é incongruente dizer, primeiro, que documentos impressos vem sendo utilizados, e, na outra falar que o meio digital (e-mail/correio eletrônico) é dominância.

Além disso, outro erro é afirmar que pode-se utilizar o meio digital para QUALQUER DOCUMENTO OFICIAL.

Portanto, sendo uma prova, essa questão seria passível de anulação.

Basta saber que a 3ª assertiva contradiz a 4ª:

(F ) Devido essa ferramenta digital possuir mais celeridade e possuir baixo custo para as empresas públicas, o e-mail vem sendo cada vez mais usado nas comunicações oficiais, por isso pode ser utilizado em qualquer comunicação oficial.

(V ) O e-mail deve também possuir adequação. No caso, saber em qual situação deve-se usá-lo. Às vezes a comunicação não deve ser feita por e-mail, pode surgir a necessidade do uso de outro documento oficial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo