No primeiro parágrafo do texto, afirma-se, essencialmente, que

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        Será que podemos entender o mundo sem algum tipo de crença? Esta é uma pergunta central na dicotomia entre ciência e fé. De fato, o modo como um indivíduo escolhe responder a ela determina, em grande parte, como se relaciona com o mundo e a vida em geral. Contrastando as explicações míticas e cientificas da realidade, podemos dizer que muitos religiosos buscam explicar o desconhecido com o desconhecível, enquanto a ciência busca explicar o desconhecido com o conhecível. 


         Muito da tensão entre ciência e fé vem da suposição de que existem duas realidades mutuamente incompatíveis, uma dentro deste mundo (e, portanto, “conhecível” através da aplicação diligente do método científico) e outro fora dele (e, portanto, “desconhecível', relacionada tradicionalmente à crença religiosa).

     Mitos religiosos permitem que os que neles creem transcendam sua “situação histórica”, a perplexidade que sentimos ao compreendermos que somos criaturas delimitadas pelo tempo, cada um com uma história que tem um começo e um fim. Em um nível mais pragmático, explicações míticas de fenômenos naturais são tentativas pré-científicas de dar sentido áquilo que existe além do controle humano. A motivação por trás dessas explicações não é tão diferente daquela da ciência, já que ambas tentam de alguma forma revelar mecanismos por trás dos fenômenos naturais: afinal, tanto deuses quanto forças físicas fazem coisas acontecer, mesmo que de formas radicalmente distintas.

        Tanto o cientista quanto o crente acreditam em causas não compreendidas. ou seja, em coisas que ocorrem por razões desconhecidas, mesmo que a natureza da causa seja completamente diferente para cada um.


(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. À ilha do conhecimento. Rio de Janeiro: Record, 2023, p. 31-32)
No primeiro parágrafo do texto, afirma-se, essencialmente, que
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Contrastando as explicações míticas e cientificas da realidade, podemos dizer que muitos religiosos buscam explicar o desconhecido com o desconhecível, enquanto a ciência busca explicar o desconhecido com o conhecível. 

  • No primeiro parágrafo do texto, afirma-se, essencialmente, que

A) as explicações religiosas e científicas derivam de uma mesma motivação inicial em face do que é desconhecido.

Gabarito: A

as explicações religiosas e científicas derivam de uma mesma motivação inicial em face do que é desconhecido.

''as explicações religiosas e científicas derivam de uma mesma motivação inicial em face do que é desconhecido.''

eu achei que essa parte ''mesma motivação inicial'' estava se referindo a: conhecível e desconhecível

ciência busca explicar o desconhecido com o conhecível e religiosos buscam explicar o desconhecido com o desconhecível - ai achei que estivesse errada por isso, mas me enganei

TEXTO: "Será que podemos entender o mundo sem algum tipo de crença? Esta é uma pergunta central na dicotomia (semelhança e diferença - dois termos/divisões que podem ser opostos e complementares) ciência e fé. De fato, o modo como um indivíduo escolhe responder a ela determina, em grande parte, como se relaciona com o mundo e a vida em geral. *Contrastando as explicações míticas e cientificas da realidade, podemos dizer que muitos religiosos buscam explicar o desconhecido com o desconhecível, enquanto a ciência busca explicar o desconhecido com o conhecível.*"

PERGUNTA: No primeiro parágrafo do texto, afirma-se, essencialmente,

A) que as explicações religiosas e científicas derivam de uma mesma motivação inicial em face do que é desconhecido. CORRETO

  1. Mesma motivação inicial (semelhança), qual seja, explicar o desconhecido.
  2. As explicações (diferenças) entre ciência (desconhecido - conhecível) e fé (desconhecido - desconhecível) que geram a dicotomia.
  3. Ou seja, a dicotomia ciência e fé traduz-se em explicar o desconhecido.

B) os religiosos e os míticos tendem à dicotomia quando buscam explicar o que é de fato conhecível.

  • Errado, pois SÓ a ciência busca explicar o desconhecido com o conhecível. Além disso, a dicotomia é entre a ciência e a fé (fé que engloba os religiosos e as explicações míticas) e não entre religiosos e míticos.

C) a compreensão do mundo torna-se indispensável para se superar a dicotomia entre a religião e a ciência.

  • Não se infere isso do parágrafo, pois foi a partir da tentativa de compreensão do mundo que surgiu a dicotomia ente ciência e fé (Será que podemos entender o mundo sem algum tipo de crença? Esta é uma pergunta central na dicotomia entre ciência e fé). A dicotomia veio depois.

D) as explicações míticas e científicas da realidade acabam por tornar conhecível o que está além do entendimento.

  • Errado, SÓ a ciência (explicações cientificas) busca explicar o desconhecido com o conhecível.

E) tanto as explicações religiosas como as científicas acabam contrastando com a realidade do mundo já conhecido.

  • Errado, o que contrasta a realidade do mundo já conhecido são as explicações míticas/religiosas. Além disso, o mundo desconhecido é que produz o contraste entre as explicações.

Alternativa correta: A.

Parti da premissa que tanto ciência quanto religião tentam explicar o inexplicável.

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