Conforme o terceiro parágrafo, entende-se por “situação hist...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400423 Português
Temos que acreditar



        Será que podemos entender o mundo sem algum tipo de crença? Esta é uma pergunta central na dicotomia entre ciência e fé. De fato, o modo como um indivíduo escolhe responder a ela determina, em grande parte, como se relaciona com o mundo e a vida em geral. Contrastando as explicações míticas e cientificas da realidade, podemos dizer que muitos religiosos buscam explicar o desconhecido com o desconhecível, enquanto a ciência busca explicar o desconhecido com o conhecível. 


         Muito da tensão entre ciência e fé vem da suposição de que existem duas realidades mutuamente incompatíveis, uma dentro deste mundo (e, portanto, “conhecível” através da aplicação diligente do método científico) e outro fora dele (e, portanto, “desconhecível', relacionada tradicionalmente à crença religiosa).

     Mitos religiosos permitem que os que neles creem transcendam sua “situação histórica”, a perplexidade que sentimos ao compreendermos que somos criaturas delimitadas pelo tempo, cada um com uma história que tem um começo e um fim. Em um nível mais pragmático, explicações míticas de fenômenos naturais são tentativas pré-científicas de dar sentido áquilo que existe além do controle humano. A motivação por trás dessas explicações não é tão diferente daquela da ciência, já que ambas tentam de alguma forma revelar mecanismos por trás dos fenômenos naturais: afinal, tanto deuses quanto forças físicas fazem coisas acontecer, mesmo que de formas radicalmente distintas.

        Tanto o cientista quanto o crente acreditam em causas não compreendidas. ou seja, em coisas que ocorrem por razões desconhecidas, mesmo que a natureza da causa seja completamente diferente para cada um.


(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. À ilha do conhecimento. Rio de Janeiro: Record, 2023, p. 31-32)
Conforme o terceiro parágrafo, entende-se por “situação histórica” 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

1-  Mitos religiosos permitem que os que neles creem transcendam sua “situação histórica”

, a perplexidade que sentimos ao compreendermos que somos criaturas delimitadas pelo tempo ,

2- cada um com uma história que tem um começo e um fim.

Gabarito, D: Conforme o terceiro parágrafo, entende-se por “situação histórica”: a narrativa vivida de modo determinado por um indivíduo.

De acordo com os mitos religiosos, cada indivíduo tem sua limitação de vida determinada pelo tempo, isto é, uma história que tem um começo e um fim. E transcender a situação histórica significa que o cidadão teve seu CPF cancelado e foi morar com gezus (ou não rsrs). Sendo assim, a situação histórica é o modo como o indivíduo viveu.

Foi assim que eu ligay o tico e o teco, chegando nessa conclusão. (demorei pra responder a questão)

Se alguém puder explicar melhor, eu agradeço!

a narrativa vivida de modo determinado por um indivíduo.

Questões com palavras extremamente complexas em seu sentido. Desnecessário!

Alternativa correta: D.

Neste contexto, penso que quando o texto fala em "[...] transcendam sua situação histórica" é sobre pessoas que encontram na fé, uma válvula de escape para a sua própria realidade. Exemplo: indivíduos historicamente vulneráveis, como os escravos, que viam em Aruanda (uma espécie de paraíso para as religiões afro) um lugar melhor, pelo qual almejavam ir. Logo, entendo que a alternativa mais correta seja, de fato, a narrativa vivida de modo determinado por um indivíduo. Os escravos não queriam ser escravos, eles foram determinados (forçados) a isso, logo, transcendiam sua situação histórica através da crença em um lugar melhor.

Questão exige compreensão textual.

Essa banca tem várias questões com o seguinte comando: "Traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:"

Aqui, nessa questão, é basicamente a mesma coisa. Busca-se o sentido/ entendimento da expressão: "Situação histórica"

Oração: Mitos religiosos permitem que os (indivíduos)que neles (creem transcendam (ir além/ultrapassem/superem) sua “situação histórica”, a perplexidade que sentimos ao compreendermos que somos criaturas delimitadas pelo tempo, cada um com uma história que tem um começo e um fim.

  • Situação histórica = narrativa vivida de modo determinado por um individuo [cenário de vida do indivíduo, a evolução do nascimento (começo) a morte (fim)]

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo