Dados da Polícia Federal mostram que em 2020 foram 177.782 ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1854009 Atualidades
Dados da Polícia Federal mostram que em 2020 foram 177.782 novos registros de armas no Brasil. Os números de novos registros triplicaram de 2018 para 2020. [...] em 2020, [...] o número de novos registros de armas de fogo no país aumentou 90% em comparação com o ano anterior, e foi o maior número da série histórica do sistema da Polícia Federal. Esses números registram apenas as armas de fogo que ficam nas mãos de civis.
As mortes por armas de fogo – legalizadas ou não – têm aumentado. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 78% das mortes violentas intencionais de 2020 foram com emprego de arma de fogo, um aumento de 4,5% em relação ao ano anterior.
Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ nacional/2021/07/30/interna_nacional,1288737/video-afinalqual-a-relacao-entre-armas-e-seguranca-publica.shtml. Acesso em: 9 ago. 2021.
Sobre o comércio de armas de fogo, o trecho da reportagem indica que o
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

Explicação do Tema Central:

O tema central da questão é o aumento no registro de armas de fogo por civis no Brasil em 2020. O contexto apresentado destaca dados da Polícia Federal sobre o crescimento significativo nos registros de armas de fogo, bem como a relação disso com as estatísticas de mortes violentas no país. Este assunto é relevante em atualidades porque está relacionado a debates sobre segurança pública e políticas de armamento.

Resumo Teórico:

Em 2020, o Brasil registrou um número recorde de novos registros de armas de fogo, principalmente por civis, com um aumento significativo em comparação aos anos anteriores. Esse crescimento pode ser atribuído a uma série de fatores, incluindo mudanças nas políticas de armamento e uma percepção crescente de insegurança entre a população. O aumento no registro de armas também levanta questões sobre os impactos na segurança pública e a correlação com a violência armada.

Justificativa para a Alternativa Correta (D):

A alternativa D afirma que o período apontado apresentou um significativo crescimento no registro de armas de fogo por civis. Esta afirmação está diretamente alinhada com os dados fornecidos no texto de apoio, que destaca o aumento no número de registros de armas de fogo em 2020 como sendo o maior da série histórica. O foco é o aumento no registro por civis, o que é sustentado pelo texto.

Análise das Alternativas Incorretas:

A: A alternativa A sugere que o aumento de mortes por arma de fogo justifica a necessidade de autoproteção e, por isso, o crescimento do registro de armas. No entanto, o texto não atribui o aumento no registro de armas à autoproteção, tampouco fornece evidências diretas que relacionem as mortes com o aumento de registro.

B: A alternativa B indica que o crescente registro de armas de fogo foi feito apenas por solicitação de civis. Enquanto o texto menciona que os registros são de armas que ficam nas mãos de civis, não afirma que foram feitos apenas por solicitação. Isso implica uma exclusividade não mencionada no texto.

C: A alternativa C propõe que o grande registro de armas se relaciona à instável segurança resultante do isolamento social. O texto não menciona qualquer relação direta entre o isolamento social e o aumento no registro de armas, então essa inferência não é suportada pelos dados apresentados.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A "D" parece certa tmb, alguém sabe qual é o erro?

RUMO A BRIGADA MILITAR !!!

  • PERTENCER!

Gabarito correto é o D, não B

Interpretação apenas.

Gab. D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo