Os softwares antivírus são comumente utilizados para protege...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1306899 Noções de Informática
Os softwares antivírus são comumente utilizados para proteger os sistemas de ameaças e potenciais softwares malintencionados (conhecidos por malwares). Alguns usuários de computadores chegam a instalar mais de um antivírus na mesma máquina para sua proteção. Verifique o que pode ocorrer no caso da instalação de mais de um antivírus:
I - Um antivírus pode identificar o outro antivírus como sendo uma possível ameaça. II - Vai ocasionar um uso excessivo de processamento na CPU do computador. III - Apesar de alguns inconvenientes, há um acréscimo do nível de segurança. IV - Instabilidades e incompatibilidades podem fazer com que vulnerabilidades se apresentem.
Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - I, II e IV, apenas. Vamos entender o porquê:

I - Um antivírus pode identificar o outro antivírus como sendo uma possível ameaça. Isso realmente pode acontecer, porque ambos os programas antivírus vão tentar acessar e escanear arquivos de sistema e outros componentes críticos de maneira semelhante ao comportamento de um malware. Assim, um pode considerar o outro um intruso potencial.

II - Vai ocasionar um uso excessivo de processamento na CPU do computador. Isso é verdade, pois os antivírus realizam operações intensas de varredura e monitoramento em tempo real, que podem sobrecarregar o processador, principalmente se mais de um estiver operando ao mesmo tempo.

IV - Instabilidades e incompatibilidades podem fazer com que vulnerabilidades se apresentem. De fato, a presença de múltiplos antivírus pode provocar conflitos entre eles, que resultam em instabilidades no sistema. Além disso, esses conflitos podem criar brechas que seriam exploradas por malwares.

Quanto à afirmativa III - Apesar de alguns inconvenientes, há um acréscimo do nível de segurança. Isso é um equívoco comum. Pode parecer que ao ter mais de um antivírus, o nível de segurança é aumentado. No entanto, os problemas de performance e potenciais conflitos entre os antivírus podem, na verdade, diminuir a eficácia global da proteção, ao invés de aumentá-la.

Erro comum nesse tema é acreditar que mais é sempre melhor, ou seja, que ao adicionar mais camadas de segurança, o computador ficará mais protegido. No caso dos antivírus, isso não se aplica, pois eles são projetados para trabalhar sozinhos e podem interferir uns com os outros quando instalados simultaneamente.

Para evitar esses erros, é importante compreender o funcionamento dos softwares antivírus e se informar sobre as melhores práticas de segurança, que geralmente recomendam o uso de apenas um antivírus robusto e atualizado.

O gabarito correto é a letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito(A)

A única incorreta é a assertiva iii pois, ao contrário do que a maioria pensa, mais de um antivírus não irá aumentar a segurança do computador, mas causar algum confronto entre eles, tornando o sistema ainda mais vulnerável.

Além disso, você acabará criando exceções, fazendo com que a proteção diminua – e abrindo caminho para as mais diferentes ameaças. Por isso, o recomendado é: utilize somente um bom antivírus, aquele que você conhece e confia.

Prejuízos:

É prejudicial ao desempenho do computador: Para que a sua máquina se mantenha sempre protegida, os antivírus geralmente iniciam o seu trabalho juntamente com o sistema. Alguns, inclusive, já começam a trabalhar antes mesmo que o SO tenha sido carregado.

Isso faz com que esse tipo de software precise de uma quantidade considerável de recursos para funcionar corretamente. Logo, se um antivírus já demanda uma boa parte da memória RAM e da capacidade de processamento disponíveis em seu PC, imagine dois, três, cinco programas do gênero funcionando ao mesmo tempo.

Um programa atrapalha o outro: Além de você multiplicar o gasto de recursos do seu computador, acredite, há uma razão ainda pior para que você não utilize vários antivírus ao mesmo tempo: a confusão entre um programa e outro pode fazer com que sua máquina fique desprotegida.

Fonte: Tecmundo

Um acréscimo ao que já fora dito:

As formas de autuação de um antimalware podem ser:

 Método de detecção: assinatura (uma lista de assinaturas é usada à procura de padrões),

heurística (baseia-se nas estruturas, instruções e características que o código malicioso possui) e comportamento (baseia-se no comportamento apresentado pelo código malicioso quando executado) são alguns dos métodos mais comuns.  

GABARITO LETRA A

I - Um antivírus pode identificar o outro antivírus como sendo uma possível ameaça.CERTO.

SIM, A DEPENDER DO ANTIVÍRUS UNS PODEM TER TECNOLOGIA MAIS SENSÍVEL E DETECTAR QUE O OUTRO ANTIVÍRUS SEJA UMA MALWARE.

----------------------------------------------------------

II - Vai ocasionar um uso excessivo de processamento na CPU do computador.CERTO

COMO DOIS ANTIVÍRUS IRÁ FAZER A VARREDURA, LOGO PRECISARÁ MAIS DADOS DO PROCESSADOR E MEMÓRIA, OCASIONANDO USO EXCESSIVO DA MÁQUINA.

----------------------------------------------------------

III - Apesar de alguns inconvenientes, há um acréscimo do nível de segurança. ERRADA.

NEGATIVO, NÃO ADIANTA VOCÊ TER 10 ANTIVÍRUS, CASO NÃO SAIBA MANUSEÁ-LO DEIXANDO-O DESLIGADO ENTRE OUTRAS HIPÓTESES.

----------------------------------------------------------

IV - Instabilidades e incompatibilidades podem fazer com que vulnerabilidades se apresentem.CERTO

TENDO MAIS DE DOIS ANTIVÍRUS, PODE OCASIONAR INSTABILIDADE E INCOMPATIBILIDADE NÃO TRABALHANDO NO MÁXIMO QUE ELES PODERIAM FORNECER, CASO SEJA SOMENTE UMA.

----------------------------------------------------------

TÍTULO DE COMPLEMENTAÇÃO.

--- > Os principais antivírus do mercado são: Avast, McAfee, Bitdefender, Kaspersky, AVG, Norton, Avira, entre outros.

> Não é aconselhável utilizar vários antivírus diferentes em um mesmo computador.

Essa questão é engraçada pois isso realmente acontece para quem não tem conhecimento no assunto, quando ganhei meu primeiro computador em 2010, eu cheguei a instalar 3 antivírus (avast, avira e avg) o computador buggou de uma forma que eu tive que chamar um técnico para arrumar kkkkkkk

Mas para quem não conhece o pensamento é quanto mais melhor, quando na verdade 1 software apenas já da conta

Ano 2003, instalei Norton e AVG e o Windows XP parou de funcionar. Lembro da surra.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo