Mulher de 81 anos, 8 anos de escolaridade, vem em consulta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IBFC Órgão: SES-DF Prova: IBFC - 2022 - SES-DF - Médico - Geriatria |
Q1940893 Medicina
Mulher de 81 anos, 8 anos de escolaridade, vem em consulta de rotina acompanhado do esposo. Relata quadro evolutivo de esquecimento para fatos recentes, como onde guarda o dinheiro ou as chaves da casa. Essas queixas não interferem em atividades sociais e profissionais e são confirmadas pelo esposo. Testes aplicados: Mini-exame do estado mental: 23 pontos (normal > 24), Memory Impairment Screen: 6 pontos (normal > 5), Teste de fluência verbal: 14 animais/minuto (normal > 13).
Assinale a alternativa que apresenta qual diagnóstico é o mais provável com os dados acima
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - Comprometimento cognitivo leve

Vamos analisar a questão apresentada: Trata-se de uma mulher idosa que está apresentando sinais de esquecimento para fatos recentes. Os dados fornecidos pelos testes cognitivos mostram que ela está um pouco abaixo do normal no Mini-exame do estado mental (23 pontos, quando o normal é acima de 24), mas normal nos outros testes. No entanto, suas atividades sociais e profissionais não estão sendo afetadas significativamente.

O tema central desta questão é a identificação de alterações cognitivas em idosos e a diferenciação entre envelhecimento normal, comprometimento cognitivo leve e demência.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa E - Comprometimento cognitivo leve é a mais apropriada. Este diagnóstico é utilizado quando há um declínio cognitivo perceptível, mas que ainda não interfere de maneira significativa nas atividades do dia a dia. Os resultados dos testes e a descrição dos sintomas da paciente são compatíveis com este tipo de comprometimento. Ela demonstra uma leve perda de memória recente, mas ainda é capaz de manter suas atividades sem impactos funcionais significativos.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Síndrome demencial: A síndrome demencial implica em um declínio cognitivo mais acentuado que afeta a autonomia e as atividades diárias do indivíduo, o que não é o caso apresentado.
  • B - Doença de Alzheimer: Embora a Doença de Alzheimer seja uma forma comum de demência, o diagnóstico exige um comprometimento cognitivo mais severo e progressivo, o que não está sendo evidenciado aqui.
  • C - Envelhecimento cerebral normal: No envelhecimento normal, a pessoa pode ter pequenos esquecimentos, mas permanece independentemente funcional sem declínios perceptíveis em testes como o Mini-exame do estado mental.
  • D - Depressão: Embora a depressão possa causar sintomas de memória e concentração prejudicadas, o quadro aqui não sugere sintomas depressivos que pudessem justificar o diagnóstico.

A habilidade de distinguir entre o envelhecimento normal, comprometimento cognitivo leve e demência é essencial em geriatria, pois orienta o manejo clínico e intervenções adequadas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com base nos dados apresentados, o diagnóstico mais provável para esta mulher de 81 anos de idade com 8 anos de escolaridade, que veio em consulta de rotina acompanhada do esposo, que relatou quadro evolutivo de esquecimento para fatos recentes, e que não interferem em atividades sociais e profissionais, é o Comprometimento Cognitivo Leve (alternativa E). Os testes aplicados foram o Mini-exame do Estado Mental (23 pontos, normal > 24), o Memory Impairment Screen (6 pontos, normal > 5) e o Teste de Fluência Verbal (14 animais/minuto, normal > 13).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo