Em relação aos tipos de memórias de um computador, o regist...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - "volátil localizada no processador e possui baixa capacidade de armazenamento".
Para entender essa questão, é essencial conhecer os diferentes tipos de memória em um sistema de computador e suas características. Os registradores são um tipo de memória extremamente rápida e pequena que está localizada dentro do processador (CPU). Eles são usados para armazenar temporariamente informações que a CPU está manipulando imediatamente.
Os registradores são considerados voláteis, o que significa que eles perdem o conteúdo armazenado quando a alimentação elétrica é desligada. Isso contrasta com memórias não voláteis, como ROM ou armazenamento em disco, que mantêm as informações mesmo quando o computador é desligado.
Além disso, os registradores têm uma baixa capacidade de armazenamento comparada a outras formas de memória, como a RAM ou o armazenamento em disco. Eles são projetados para serem rápidos e eficientes em termos de acesso durante o processamento de instruções, e não para armazenar grandes quantidades de dados.
Portanto, a alternativa correta é a que identifica os registradores como memória volátil dentro do processador com baixa capacidade de armazenamento, destacando sua importância e uso direto pela CPU para operações imediatas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab : A
Registradores:
Tempo de acesso/ciclo de memória - por serem construídos com a mesma tecnologia da CPU, estes dispositivos possuem o menor tempo de acesso/ciclo de memória do sistema (neste caso, não é aplicável distinguir-se tempo de acesso e ciclo de memória, por serem sempre iguais), algo em torno de l0 a 20 nanossegundos, dependendo de tratar-se de CPU de um supercomputador ou de um microprocessador mais lento.
Capacidade - os registradores são fabricados com capacidade de armazenar um único dado, uma única instrução ou até mesmo um único endereço. Desta forma, a quantidade de bits de cada um é de uns poucos bits (de 8 a 64), dependendo do tipo de processador e, dentro deste, da aplicação dada ao registrador em si. Registradores de dados têm, em geral, o tamanho definido pelo fabricante para a palavra do processador, tamanho diferente dos registradores usados exclusivamente para armazenar endereços (quando há registradores com esta função específica no processador). Por exemplo, o processador Intel 80486, cuja palavra é de 32 bits, tem registradores também de 32 bits, inclusive registradores de endereços (os números que indicam os endereços de célula de memória principal do processador têm 32 bits); o processador Motorola 68000 tem registradores de dados de 32 bits (palavra de 32 bits) e registrador de endereços de 24 bits, enquanto os processadores da família IBM 43xx possuem registradores de dados de 32 bits e endereços de 24 bits.
Volatilidade - registradores são memórias de semicondutores e, portanto, necessitam de energia elétrica para funcionarem. Assim, registradores são memórias voláteis. Para a CPU funcionar sem interrupção, mesmo quando eventualmente a energia elétrica para o computador é interrompida, é necessário que o sistema de computação seja ligado a um dispositivo de alimentação elétrica denominado "no-break", o qual é constituído de bateria ou gerador de corrente, conversor AC/DC.
Tecnologia - os registradores são memórias de semicondutores, sendo fabricados com tecnologia igual à dos demais circuitos da CPU, visto que eles se encontram inseridos em seu interior. No entanto, há diversos modelos de tecnologia de fabricação de semicondutores, uns com tempo de acesso maior que outros, custos e capacidade de armazenamento, no mesmo espaço físico, diferentes. Tecnologias bipolar e MOS ("metal oxide semicondutor") são comuns na fabricação de registradores, sendo descritas na disciplina "Circuitos Lógicos".
Temporariedade - os registradores são memórias auxiliares internas à CPU e, portanto, tendem a guardar informação (dados ou instruções) o mais temporariamente possível. Acumuladores ou registradores de dados armazenam os dados apenas o tempo necessário para sua utilização na ULA.
Custo - devido à tecnologia mais avançada de sua fabricação, os registradores encontram-se no topo da pirâmide em termos de custos, sendo os dispositivos de maior custo entre os diversos tipos de memória.
REGISTRADORES – Maior velocidade, menor tempo de acesso, menor capacidade de armazenamento, maior custo, voláteis.
Ex: RDM (Registrador de Dados da Memória – Tamanho igual ao da palavra),
REM (Registrador de Endereços da Memória – tamanho igual aos endereços de memória),
RI (Registrador de Instruções – armazena a instrução a ser executada pela CPU),
CI ou PC (Program Counter – armazena o endereço da próxima instrução)
Gabarito A
A memória volátil é quando você perde todos os seus dados quando o computador é desligado, um exemplo disso é a memória RAM. E a memória não-volátil é quando você desliga o computador e os seus dados não são perdidos com o desligamento da máquina eles ficam armazenados, um exemplo disso é o disco rígido.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo