De acordo com o que estabelece a Consolidação das Leis do Tr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2400460 Direito do Trabalho
De acordo com o que estabelece a Consolidação das Leis do Trabalho,
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GAB E

Art. 192 - O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário-mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

Art. 193. São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:                 

I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

§ 1º - O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% (trinta por cento) sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa

§ 4   São também consideradas perigosas as atividades de trabalhador em motocicleta.

Lembrando que a atividade em motocicleta deixou de ser considerada perigosa NOS TERMOS DA NR 16, em virtude de decisão judicial, proferida por meio de acórdão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, transitado em julgado, proferido em sede da ação 0018311-63.2017.4.01.3400, foi declarada a nulidade da Portaria MTE n.º 1.565/2014, a fim de que seja determinado o reinício do procedimento de regulamentação.

Por isso que a questão pediu segundo a CLT!

A) Adicional de periculosidade sempre será de 30% e incide sobre o salário base (SEM os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa).

B) É uma atividade submetida ao adicional de periculosidade.

ADICIONAL DE PERICULOSIDADE

  • Atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição PERMANENTE do trabalhador a:
  • Materiais inflamáveis, explosivos ou energia elétrica
  • Roubos ou violência física, nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial
  • Atividades de trabalhador em motocicleta
  • Radiação ionizante ou substância radioativa

C) É o adicional de PERICULOSIDADE que tem percentual fixo de 30% do salário básico do empregado.

D) É o adicional de INSALUBRIDADE poderá variar entre 10, 20 ou 40% (conforme o grau mínimo, médio ou máximo, respectivamente) sobre o salário mínimo.

Conforme a Lei º 12.997/14, que incluiu o parágrafo 4º do artigo 193 da CLT, todo o colaborador que exercer tarefas diárias na motocicleta, como motofrete, motoboy, entre outros, tem o direito de receber o adicional de periculosidade.

Erro da letra B)

é considerada atividade insalubre (PERIGOSA-PERICULOSIDADE) aquela que implique risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a inflamáveis e explosivos.

Ex: inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo