O trecho a seguir contextualiza a questão. Durante o aten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2368620 Medicina
O trecho a seguir contextualiza a questão.

Durante o atendimento de determinado paciente com suspeita de Acidente Vascular Encefálico (AVE), deve-se avaliar o início preciso das manifestações neurológicas e seu curso. O deficit neurológico focal de instalação súbita indica a possibilidade de AVE.


Nos pacientes com o diagnóstico de AVE isquêmico e indicação de trombólise, inicialmente, devem ser excluídos aqueles que apresentem alguma contraindicação ao procedimento. De acordo com as recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico Agudo, do Ministério da Saúde, são consideradas contraindicações à trombólise, EXCETO: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A trombólise é um tratamento utilizado para dissolver coágulos sanguíneos que estão obstruindo vasos sanguíneos no cérebro durante um Acidente Vascular Encefálico isquêmico. O procedimento pode ser extremamente benéfico para esses pacientes, desde que não existam contraindicações que possam aumentar os riscos de complicações, como hemorragia. Alternativas B, C e D listam condições que são reconhecidas como contraindicações para a trombólise: um histórico de hemorragia intracraniana (B) aumenta o risco de uma nova hemorragia; uma cirurgia de grande porte recente (C) pode ser um fator de risco para sangramentos em locais da operação; e uma área de hipodensidade extensa na tomografia (D) indica um infarto cerebral já estabelecido, aumentando o risco de hemorragia cerebral após a trombólise. Por outro lado, o uso de antiagregante plaquetário (A), embora aumente o risco de sangramento, não é uma contraindicação absoluta para a realização da trombólise e, portanto, é a resposta correta. Em alguns casos, o benefício potencial de restaurar o fluxo sanguíneo pode superar o risco aumentado de hemorragia decorrente do uso desses medicamentos. A resposta A é correta porque o uso de antiagregantes plaquetários por si só não exclui o paciente de ser candidato à trombólise.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo