Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria ...
Compete à administração da entidade determinar se as distorções não corrigidas e apontadas no parecer da auditoria são relevantes no contexto do resultado efetivo da entidade.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a avaliação do efeito das distorções não corrigidas.
Sobre o assunto, a NBC TA 450 assim estabelece:
"O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto. Ao fazer essa determinação, o auditor deve considerar:
(a) a magnitude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência; e
(b) o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo."
Portanto, a responsabilidade por determinar se as distorções não corrigidas são relevantes ou não é do AUDITOR (e não da administração da entidade auditada).
Gabarito: Errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NBC TA 450
11. O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto. Ao fazer essa determinação, o auditor deve considerar:
(a) a magnitude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência (ver itens A13 a A17 e A19 a A20); e
(b) o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo (ver item A18).
[...]
14. O auditor deve solicitar representação formal da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, sobre se acreditam que os efeitos de distorções não corrigidas são não relevantes, individualmente e em conjunto, para as demonstrações contábeis como um todo. O resumo desses itens (demonstrativo de ajustes não registrados) deve estar incluído na representação formal ou anexo a ela (ver item A24).
G= Errado
A responsabilidade por determinar se as distorções não corrigidas são relevantes ou não é do AUDITOR (e não da administração da entidade auditada).
" Não precisa colocar textão para responder algo tão simples."
nao colocou textao, o colega colocou o texto da norma referente e tbm o item 14 q é totalmente pertinente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo