Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1963630 Auditoria
Acerca das Normas Brasileiras de Contabilidade de Auditoria Independente de Informação Contábil (NBC TA) 450, 500, 505, 520 e 530, julgue o item subsequente.  

Compete à administração da entidade determinar se as distorções não corrigidas e apontadas no parecer da auditoria são relevantes no contexto do resultado efetivo da entidade. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a avaliação do efeito das distorções não corrigidas. 


Sobre o assunto, a NBC TA 450 assim estabelece:

"O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto. Ao fazer essa determinação, o auditor deve considerar:
(a) a magnitude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência; e
(b) o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo."


Portanto, a responsabilidade por determinar se as distorções não corrigidas são relevantes ou não é do AUDITOR (e não da administração da entidade auditada).

Gabarito: Errado.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NBC TA 450

11. O auditor deve determinar se as distorções não corrigidas são relevantes, individualmente ou em conjunto. Ao fazer essa determinação, o auditor deve considerar:

(a) a magnitude e a natureza das distorções, tanto em relação a classes específicas de transações, saldos contábeis ou divulgação quanto às demonstrações contábeis como um todo, e as circunstâncias específicas de sua ocorrência (ver itens A13 a A17 e A19 a A20); e

(b) o efeito de distorções não corrigidas relacionadas a períodos anteriores sobre as classes relevantes de transações, saldos contábeis ou divulgação, e sobre as demonstrações contábeis como um todo (ver item A18). 

[...]

14. O auditor deve solicitar representação formal da administração e, quando apropriado, dos responsáveis pela governança, sobre se acreditam que os efeitos de distorções não corrigidas são não relevantes, individualmente e em conjunto, para as demonstrações contábeis como um todo. O resumo desses itens (demonstrativo de ajustes não registrados) deve estar incluído na representação formal ou anexo a ela (ver item A24). 

G= Errado

A responsabilidade por determinar se as distorções não corrigidas são relevantes ou não é do AUDITOR (e não da administração da entidade auditada).

" Não precisa colocar textão para responder algo tão simples."



nao colocou textao, o colega colocou o texto da norma referente e tbm o item 14 q é totalmente pertinente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo