A respeito da Hanseníase, podemos afirmar: I.Afeta primaria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2044171 Medicina
A respeito da Hanseníase, podemos afirmar:
I.Afeta primariamente os nervos periféricos e a pele, podendo acometer também a mucosa do trato respiratório superior, olhos, linfonodos, testículos e órgãos internos.
II.É causada pelo Mycobacterium bovis, um bacilo álcool-ácido-resistente.
III.A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar.
IV.É uma doença infecciosa de evolução crônica, que embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, Brasil e Indonésia.

Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - I, III e IV, apenas.

Vamos entender por que a alternativa C é a correta ao analisar cada afirmativa:

I. Afeta primariamente os nervos periféricos e a pele, podendo acometer também a mucosa do trato respiratório superior, olhos, linfonodos, testículos e órgãos internos.

Essa afirmação está correta. A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença que afeta principalmente os nervos periféricos e a pele. Entretanto, em casos mais avançados, ela pode comprometer outras partes do corpo, como a mucosa do trato respiratório superior e até mesmo órgãos internos.

II. É causada pelo Mycobacterium bovis, um bacilo álcool-ácido-resistente.

Essa afirmação está incorreta. A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae, e não pelo Mycobacterium bovis. Ambos são bacilos álcool-ácido-resistentes, mas o Mycobacterium bovis está mais associado à tuberculose bovina e não à hanseníase.

III. A principal fonte de infecção pelo bacilo são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar.

Correto. Indivíduos que possuem hanseníase com alta carga bacilar e que não estão em tratamento são a principal fonte de transmissão da doença para outras pessoas.

IV. É uma doença infecciosa de evolução crônica, que embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, Brasil e Indonésia.

Essa afirmação também é correta. A hanseníase é uma doença crônica e infecciosa, que, apesar de ter tratamento eficaz, ainda é endêmica em certas partes do mundo, com incidência significativa na Índia, Brasil e Indonésia.

Assim, a alternativa C é a única que engloba todas as afirmações corretamente descritas (I, III e IV). As alternativas que incluem a afirmativa II estão incorretas devido à atribuição errada do agente causador da hanseníase.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Hanseníase é uma doença infecciosa de evolução crônica, que afeta primariamente os nervos periféricos e a pele, podendo acometer também a mucosa do trato respiratório superior, olhos, linfonodos, testículos e órgãos internos. A principal fonte de infecção pelo Mycobacterium bovis, um bacilo álcool-ácido-resistente, são indivíduos acometidos pela hanseníase não tratados e com alta carga bacilar. Embora curável, ainda permanece endêmica em várias regiões do mundo, principalmente na Índia, Brasil e Indonésia. A alternativa correta é C, sendo as afirmativas corretas I, III e IV.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo