Certo paciente de 58 anos de idade, vítima de AVC isquêmico...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1674157 Medicina
Certo paciente de 58 anos de idade, vítima de AVC isquêmico troncoencefálico, encontra-se entubado há duas semanas e sem uso de sedação há 10 dias. Após avaliação neurológica, houve orientação para dar início a protocolo de morte encefálica (ME). Ao exame neurológico, ele encontra-se comatoso (Glasgow 3T), com tetraplegia; pupilas médio-fixas sem resposta fotomotora; reflexos corneopalpebral e de tosse ausentes; afebril; PA = 110 mmHg x 80 mmHg; TAX retal = 35,5 ºC; AC = RC2T com BNF; AP = MVF sem RA; e SatO2 = 100%. Exames laboratoriais sem alterações. Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
O protocolo de ME somente poderá ser aberto após aquecimento do paciente com TAX retal > 36 ºC.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

O tema central desta questão é o protocolo de morte encefálica (ME), um procedimento médico para determinar a ausência irreversível de todas as funções cerebrais, confirmando a morte. No contexto médico, é crucial entender os critérios e condições necessárias para iniciar esse protocolo.

Em relação ao caso clínico apresentado, o paciente apresenta sinais neurológicos compatíveis com morte encefálica, como estado comatoso (Glasgow 3T), pupilas médio-fixas sem resposta à luz, ausência de reflexos corneopalpebral e de tosse, além de estar entubado e sem sedação. Contudo, um aspecto destacado é a temperatura corporal do paciente, que está em 35,5 ºC.

O protocolo de morte encefálica exige que a temperatura corporal do paciente esteja acima de 35 ºC para descartar hipotermia como causa dos sintomas, garantindo assim que o estado neurológico não seja influenciado por essa condição. Portanto, a afirmação de que o protocolo de ME só pode ser iniciado com a temperatura retal superior a 36 ºC está incorreta, pois o valor limite é de 35 ºC. Logo, o item é errado.

Alternativa E é a correta porque o protocolo pode ser iniciado mesmo com a temperatura de 35,5 ºC, o que está acima do mínimo necessário segundo as diretrizes médicas.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas! Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto está errado, pois não é necessário que o paciente esteja com uma temperatura retal de pelo menos 36 ºC para iniciar o protocolo de morte encefálica. Essa informação não tem relação com a avaliação neurológica que define a morte encefálica. O protocolo de ME deve ser seguido quando o paciente apresenta sinais clínicos irreversíveis de dano cerebral, como neste caso em que o paciente está comatoso, tem tetraplegia, pupilas médio-fixas sem resposta fotomotora, reflexos corneopalpebral e de tosse ausentes. Por isso, a afirmação está incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo