Como a construção de barragens para geração de hidroeletric...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2346999 Geografia
Como a construção de barragens para geração de hidroeletricidade afeta os ecossistemas fluviais? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Altera o fluxo natural dos rios, impactando a migração de peixes e a qualidade da água.

Vamos entender o porquê desta alternativa ser a correta e analisar as demais opções para facilitar sua compreensão sobre o tema.

Tema da questão: A construção de barragens para geração de hidroeletricidade e seus impactos nos ecossistemas fluviais. Esse tema é relevante para concursos públicos, especialmente aqueles voltados para áreas de meio ambiente, geografia e recursos naturais.

Para responder corretamente à questão, é preciso ter conhecimentos sobre ecossistemas fluviais, hidrologia e impactos ambientais causados por infraestruturas como barragens.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - Não afeta os ecossistemas fluviais, mantendo o ambiente inalterado.
Esta alternativa está incorreta. A construção de barragens altera significativamente o ambiente fluvial. Entre os impactos estão a alteração do fluxo de água, mudanças na qualidade da água, e o bloqueio de rotas migratórias de peixes, o que pode levar a uma perda de biodiversidade.

B - Altera o fluxo natural dos rios, impactando a migração de peixes e a qualidade da água.
Esta é a alternativa correta. A construção de barragens modifica o fluxo natural dos rios, criando barreiras físicas que impedem a migração de espécies de peixes que dependem desse movimento para reprodução. Além disso, a qualidade da água pode ser afetada pela mudança na temperatura, oxigenação e sedimentação.

C - Aumenta a salinidade da água, beneficiando a biodiversidade fluvial.
Esta alternativa está incorreta. A construção de barragens não aumenta a salinidade da água fluvial, uma vez que a salinidade é uma característica mais relevante em ambientes marinhos e de estuários. Além disso, um aumento de salinidade raramente beneficia a biodiversidade de água doce.

D - Melhora a oxigenação da água, levando ao crescimento excessivo de algas.
Esta alternativa está incorreta. Embora algumas barragens possam melhorar temporariamente a oxigenação da água imediatamente após a represa, o efeito a longo prazo pode ser o oposto, com a redução do nível de oxigênio nas águas profundas reservatório. O crescimento excessivo de algas é geralmente causado por eutrofização, um processo relacionado ao excesso de nutrientes, não diretamente pela oxigenação.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o tema. Estudar os impactos ambientais das atividades humanas, como a construção de barragens, é fundamental para entender e mitigar os efeitos negativos no meio ambiente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As principais desvantagens ou impactos negativos sociais e ambientais das hidrelétricas estão relacionadas com o alagamento de grandes áreas.

Os impactos sociais envolvem tanto as populações ribeirinhas, que precisam ser deslocadas, quanto as que ficam em regiões próximas não inundadas.

As alterações no microclima do entorno das barragens são relevantes. Ocorre alteração na umidade relativa do ar, nos ciclos e quantidade das chuvas, no sistema de ventos etc.

Durante tempestades, a quantidade de matéria inorgânica em suspensão na água aumenta. Isso diminui a entrada de luz na água e altera a produção de fitoplâncton e a sobrevivência das macrófitas. Como consequência a quantidade de oxigênio dissolvido na água pode diminuir muito, comprometendo toda a vida aquática.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo