Com base nas legislações que regem as políticas de saúde, de...
Com base nas legislações que regem as políticas de saúde, de assistência social e previdência social, julgue o item a seguir, considerando que as siglas PNAS, SUAS e LOAS referem-se, respectivamente, à Política Nacional de Assistência Social, ao Sistema Único de Assistência Social e à Lei Orgânica de Assistência Social.
Os centros de referência especializados de assistência social
(CREAS) devem imputar máxima prioridade ao atendimento
de crianças entre zero a seis anos de idade com suspeita de
terem sofrido violência física.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Certo
A questão aborda o papel dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Brasil. O foco é compreender as responsabilidades desses centros no atendimento a casos de violência, especialmente envolvendo crianças.
Para resolver a questão, é essencial entender a função dos CREAS, que são unidades públicas estatais responsáveis por oferecer serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos.
Tema central da questão: A prioridade no atendimento a crianças com suspeita de terem sofrido violência física. Essa prioridade é justificada pela necessidade de proteção de grupos vulneráveis, como crianças, que requerem atenção especial em casos de violência.
Resumo teórico: A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) estabelecem diretrizes para a proteção social no Brasil. Os CREAS têm como uma de suas principais funções o atendimento de casos de violação de direitos, incluindo casos de violência física, psicológica, sexual, entre outros.
De acordo com a legislação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a LOAS, garantir a proteção imediata e prioritária a crianças em situação de risco é fundamental. Assim, a atenção a crianças entre zero a seis anos que podem ter sofrido violência física é uma obrigação dos CREAS.
Justificativa da resposta: A alternativa está Certa porque reflete a prioridade do atendimento a crianças vítimas de violência, conforme estabelecido pelas diretrizes do SUAS e pela legislação brasileira. Crianças em situação de violência são consideradas um dos públicos prioritários para atendimento especializado e imediato pelo CREAS.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: CERTO
Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), os centros de referência especializados de assistência social (CREAS) deverão conferir máxima prioridade ao atendimento de crianças na faixa etária da primeira infância (isto é, entre zero a seis anos de idade) com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza.
Força, guerreiros(as)!!
CERTO.
MACETE:
CRAS:
-básica
-unidade pública municipal
- vulnerabilidade de risco
preventiva
CREAS:
- especial
-município/estado/região
-risco social
-prestação de serviço
-violação de direitos ( está ocorrendo ou já ocorreu)
Questão passível de Anulação ou alteração do Gabarito,
pois o o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), é bem claro quando expõe no
Art. 13 § 2 Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza
E a questão faz referencia a violência fisica.
O gabarito deveria ser E, e não C
Questão passível de Anulação ou alteração do Gabarito,
pois o o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990), é bem claro quando expõe no Art. 13 § 2:
Os serviços de saúde em suas diferentes portas de entrada, os serviços de assistência social em seu componente especializado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente deverão conferir máxima prioridade ao atendimento das crianças na faixa etária da primeira infância com suspeita ou confirmação de violência de qualquer natureza.
E a questão faz referencia APENAS a violência física.
O gabarito deveria ser E, e não C, pois o ECA coloca no Art. 13 ,que é a violência de qualquer natureza, e não restringe a violência fisica, como expõe a questão.
Macete para responder questões do CESPE/CEBRASPE: questão incompleta não faz dela incorreta.
Em nenhum momento houve uso de termos que excluíssem outras possibilidades de violência. Termos como "apenas" ou "exclusivamente" não foram utilizados. Portanto, é uma questão incompleta, mas não necessariamente errada.
Isso serve para a banca CESPE/CEBRASPE. Outras bancas têm outras formas de pensar.
Siga @profissionaldeluta
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo