Analise a frase abaixo para responder à questão .“Contudo”, ...
Malpassado
Quanto mais sutil a opressão, mais cruel. Por isso, dentre as mil formas de “subjugar” os outros, tenho uma implicância especial com o bom gosto. Apontar o que há de brega, cafona, fora de moda ou exagerado nas pessoas é uma vaidade disfarçada de virtude.
Dentre as mil formas de se oprimir pelo gosto, uma das que me dão mais raiva é o ponto da carne. Repare com que orgulho o cidadão declara ao garçom, num restaurante, “malpassado”. Fala alto, para que os outros ouçam, como se a pergunta fosse “Onde você se formou?” e a resposta, “Harvard”.
Já o pobre diabo que quer seu bife bem passado é quase um proscrito. Eu sou churrasqueiro. Vejo uma amiga ou amigo se aproximar da grelha e pelo jeito que se arrasta, com o rabo entre as pernas, quase ganindo, sei o que vai pedir. Ela(e) chega bem perto. Inclina o corpo. Com cautela sussurra no meu ouvido como quem pede algo ilícito: “Será que rola sair uma um pouquinho mais bem passada?”.
Venho de uma família dogmática. Minha avó tem uma pousada e no cardápio está escrito, em letras maiores do que as dos pratos: “Não servimos bife bem passado”. “No meu restaurante eu não sirvo comida ruim!”, ela diz. Eu respeito sua posição. Contudo, rompendo com os valores familiares, ajo diferente. Não ao ponto de preferir carne bem passada, mas pelo menos ao de grelhá-la mais pra quem quiser. Acredito que o churrasqueiro é um funcionário público e está a serviço dos comensais, não o contrário.
“Ah, Antonio, mas e o ketchup na pizza?”. (Não sei por que pus entre aspas, sou eu perguntando pra mim mesmo). “E o cream cheese no sushi?”. “E o macarrão no bufê do rodízio?”. Aceitemo-los — assim como vós aceitais essa mesóclise. São todos filhos da Revolução Francesa, frutos da democracia. O preço da liberdade não é só a eterna vigilância. Entram também na conta o Crocs, a estampa de oncinha e o bife esturricado.
(Antônio Prata. Adaptado).
Analise a frase abaixo para responder à questão .
“Contudo”, rompendo com os valores familiares, ajo diferente.
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e
quanto às conjunções, assinale a alternativa que apresenta
a correta função de “contudo” destacado acima.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Apontar uma oposição em relação ao já exposto.
Explicação:
A questão aborda o uso das conjunções na norma-padrão da Língua Portuguesa. Para resolvê-la, é necessário entender a função específica das conjunções e como elas se aplicam no contexto dado.
No trecho fornecido, a palavra “contudo” é uma conjunção adversativa, ou seja, ela é usada para apontar uma oposição ou contraste em relação ao que foi dito anteriormente. Isso fica claro na frase: “Contudo, rompendo com os valores familiares, ajo diferente.” Aqui, a conjunção “contudo” introduz uma ideia que contrasta com a expectativa criada pelos “valores familiares”.
Comentário sobre as alternativas:
A - Indicar que se irá resumir o que veio antes.
Essa alternativa está incorreta porque a função de “contudo” não é resumir, mas sim contrapor. Conjunções que resumem geralmente incluem palavras como “portanto”, “então” e “assim”.
B - Introduzir uma explicação a respeito da ideia anterior.
Essa alternativa está incorreta porque “contudo” não tem a função de explicar, mas de contrapor. Para explicações, utilizamos conjunções como “porque”, “pois” e “ou seja”.
C - Apontar uma oposição em relação ao já exposto.
Essa é a alternativa correta. “Contudo” é uma conjunção adversativa, que serve exatamente para introduzir uma ideia oposta ou contrastante à que foi previamente mencionada.
D - Apresentar um desdobramento a partir do que foi dito.
Essa alternativa está incorreta porque “contudo” não apresenta um desdobramento, mas uma oposição. Conjunções que apresentam desdobramentos incluem “além disso”, “também” e “ademais”.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
--> CONJUNÇÕES
•Aditivas: E, mas ainda, mas também, nem, não só, como também, além disso.
•Adversativas: Mas, porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto, não obstante.
•Alternativas: Ou, ora.. ora, quer.. quer, seja...seja.
•Conclusivas: Assim, então, logo, pois(depois do verbo principal), por isso, portanto, por conseguinte, destarte, dessarte.
•Explicativas: Porquanto, porque, que, pois (antes do verbo principal), já que, visto que.
•Concessivas: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, a respeito de, malgrado, apesar de.
•Condicional: Se, Caso, desde que.
Sempre observar o contexto no texto completo
Contudo, no contexto traz uma ideia de oposição.
Contudo, portanto, mas. algumas conjunções de oposição.
Conjunções adversativas: Mas, porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto, não obstante
Nesse contexto, trouxe uma ideia de oposição.
GAB LETRA C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo