Sobre a abordagem Crítico-Emancipatória estruturada pelo pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1370335 Educação Física
Sobre a abordagem Crítico-Emancipatória estruturada pelo professor Elenor Kunz e apresentada em dois livros, o primeiro, de 1991, sob o título Educação física: ensino & mudanças, e o segundo, de 1994, intitulado de Transformação didáticopedagógica do esporte, assinale, dentre os itens abaixo, a opção FALSA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A.

Primeiramente, vamos entender o contexto da abordagem Crítico-Emancipatória elaborada por Elenor Kunz. Essa abordagem é influenciada pela Teoria Crítica da Sociedade e pela perspectiva pedagógica dialógica de Paulo Freire. Ela visa uma aprendizagem emancipadora que vai além da simples prática física, buscando formar indivíduos críticos e reflexivos.

Agora, vamos analisar cada alternativa:

A - O objetivo principal da Educação Física escolar deve ser valorizar a prática do exercício físico e contribuir para a conscientização dos educandos para a importância da adoção de um estilo de vida permanentemente ativo.

Essa alternativa é falsa. Embora a prática do exercício físico e a adoção de um estilo de vida ativo sejam importantes, esses não são os objetivos centrais da abordagem Crítico-Emancipatória. O foco dessa abordagem é promover uma educação crítica e reflexiva, que vai além de apenas incentivar a prática de atividades físicas.

B - O ensino da Educação Física deve potencializar o desenvolvimento do campo vivencial dos alunos em seu Se-movimentar, através das atividades da Cultura de Movimento.

Essa alternativa é verdadeira. A abordagem Crítico-Emancipatória busca desenvolver o campo vivencial dos alunos, ou seja, amplia suas experiências e reflexões no que diz respeito ao movimento humano, através da Cultura de Movimento.

C - Essa perspectiva fundamentou seus conceitos, com base na Teoria Crítica da Sociedade, elaborada pelos teóricos da Escola de Frankfurt, e também na concepção dialógica de ensino e aprendizagem de Paulo Freire, tendo como intuito uma aprendizagem do se-movimentar-dialógico através de ensino dialógico-problematizador.

Essa alternativa é verdadeira. Elenor Kunz realmente fundamentou sua abordagem na Teoria Crítica e na concepção dialógica de Paulo Freire. O objetivo é uma aprendizagem dialógica e problematizadora, que promove o questionamento e a reflexão dos alunos sobre suas práticas corporais.

D - Para essa abordagem, há relação estreita entre a intencionalidade do ser humano e o sentido/significado de sua conduta, pois segundo o autor, somente pela intencionalidade é possível superar o mundo conhecido e penetrar num mundo desconhecido.

Essa alternativa é verdadeira. Na perspectiva Crítico-Emancipatória, a intencionalidade é fundamental para a superação do conhecido e a exploração do novo. Isso está alinhado com a ideia de que é necessário compreender o sentido e o significado das ações para promover uma educação transformadora.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A

O objetivo principal da Educação Física escolar deve ser valorizar a prática do exercício físico e contribuir para a conscientização dos educandos para a importância da adoção de um estilo de vida permanentemente ativo.

A

O objetivo principal da Educação Física escolar deve ser valorizar a prática do exercício físico e contribuir para a conscientização dos educandos para a importância da adoção de um estilo de vida permanentemente ativo. Características da abordagem Saúde renovada de Darido(2003).

B

O ensino da Educação Física deve potencializar o desenvolvimento do campo vivencial dos alunos em seu Se-movimentar, através das atividades da Cultura de Movimento.

C

Essa perspectiva fundamentou seus conceitos, com base na Teoria Crítica da Sociedade, elaborada pelos teóricos da Escola de Frankfurt, e também na concepção dialógica de ensino e aprendizagem de Paulo Freire, tendo como intuito uma aprendizagem do se-movimentar-dialógico através de ensino dialógico-problematizador.

D

Para essa abordagem, há relação estreita entre a intencionalidade do ser humano e o sentido/significado de sua conduta, pois segundo o autor, somente pela intencionalidade é possível superar o mundo conhecido e penetrar num mundo desconhecido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo